Na última terça-feira, dia 25 de julho, o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, anunciou que a partir de fevereiro de 2018, a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, vai estar disponível em versão digital. Qualquer smartphone que tem acesso a aplicativos poderá acessar a versão digital do documento. Essa novidade vai estar disponível para qualquer condutor de veículos que possua o registro de habilitação.
Segundo o Contran, no aplicativo o motorista terá acesso a as duas versões, a versão digital e a versão impressa do documento. Através de códigos e da leitura de QRcode será possível verificar se o documento é verdadeiro ou falso. Essas medidas foram adotadas por vários motivos, como: a versão impressa seja preservada, caso o motorista esqueça a versão oficial ele possa mostrar a versão digitalizada e também para que a Polícia Rodoviária possa verificar a autenticidade do documento dos motoristas.
Para que os motoristas tenham acesso à versão digitalizada do documento, à partir de fevereiro do ano que vem, eles precisam seguir este passo a passo:
– Inscrição: através do site do Portal de Serviço do Denatran, o motorista deverá realizar o seu cadastro, informando todos os seus dados de forma correta. Após isso, ele vai receber um e-mail de confirmação que dará acesso ao certificado digital. Após isso, o motorista vai realizar um login para ter acesso a Carteira Nacional de Habilitação digital.
– Criação de um PIN: Após estes primeiros passos, o usuário em seu primeiro acesso vai precisar criar uma senha ou um PIN para armazenar os documentos com segurança. Após isso, ele vai conseguir visualizar a versão digital do documento.
Essa medida tem sido vista com bons olhos, pois, vai facilitar a vida de motoristas e policiais, pois, assim o motorista não terá nenhum tipo de multa ou prejuízo quando parado em uma blitz e não tiver a versão impressa do documento em mãos.
Então, a partir de fevereiro do próximo ano, siga o passo a passo descrito a acima e tire a sua própria versão da sua carteira de motorista através do site do Denatran.
Não se esqueça, esse procedimento vai ser muito útil para todos os condutores do Brasil.