Festa Verde e Amarela na 100ª prova do Brazil Run Series/Circuito Caixa, em Fortaleza

Joziane Cardoso confirma favoritismo o e Adelson Rodrigues conquista a primeira vitória na competição.

Joziane e Adelson – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Joziane e Adelson – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Fortaleza (CE) – A 100ª prova do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA foi uma grande festa do atletismo nacional, na manhã deste domingo (2), com direito a recorde de participantes. Sem africanos, a elite nacional fez uma bela disputa no masculino, vencida pelo maranhense Adelson Alves Rodrigues, e confirmou o domínio da favorita Joziane Cardoso, a melhor corredora de rua da atualidade. A sexta etapa do Circuito será no próximo domingo (9), em Recife.

Único circuito de corridas de rua no País a atingir a marca de 100 corridas, o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA celebrou o momento histórico com os líderes do ranking brasileiro de corrida de rua e 4.850 competidores amadores. É o maior público da competição, consolidando a etapa de Fortaleza, realizada desde a primeira temporada, em 2004, como uma das preferidas pelos corredores.

Os 15 corredores da elite masculina largaram às 7h20 e enfrentaram uma temperatura em ascensão, na casa dos 25 graus. Mesmo assim, o grupo liderado por Adelson Alves Rodrigues fez uma prova equilibrada. Adelson aumentou o ritmo para vencer pela primeira vez no Circuito em 30min13, apenas três segundos na frente do vice-campeão Domingos Nonato da Silva.

Pódio masculino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Pódio masculino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

“Forcei a partir do km 5 e fui até o final para vencer minha primeira etapa do Circuito Caixa, uma alegria grande e importante para minha carreira, para meu currículo”, contou ainda ofegante o maranhanese de Barão de Grajau, de 30 anos. Adelson tinha sido quarto colocado em Fortaleza, em 2012, e já ficou entre os 20 melhores da São Silvestre.

Na semana passada, Sivaldo Santos Viana, campeão do ranking CBAt/CAIXA de 2014, assumiu a liderança da temporada, após um bom resultado na Maratona do Rio, quatro pontos à frente do segundo colocado, Wellington Bezerra da Silva. Neste domingo, fez uma prova de regularidade e ficou satisfeito, porque manteve a ponta do ranking. Chegou em quinto e seu adversário, em quarto. Assim, Sivaldo passou para 183 pontos, contra 181 de Wellington. “Vou dormir na liderança mais uma semana. Sei que o Welington é mais rápido nos 10 km, mas hoje ele me deixou correr ao seu lado. Pena que não me deixou ganhar”, brincou, encostado no adversário, na saída do exame anti-doping.

Joziane cruza a linha – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Joziane cruza a linha – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Joziane foi absoluta – Ela chegou em cima da hora, confirmou a inscrição e não deu chance para ninguém. A corredora brasileira mais rápida dos 10km e da meia maratona na temporada 2015, Joziane Cardoso dominou a elite feminina desde a largada. Foi abrindo vantagem até cruzar a linha em 35min24, 1min09 à frente da vice-campeã Maria Aparecida Ferraz, para conquistar sua terceira vitória no Circuito – ganhou também em Goiânia e Salvador.

“Larguei e fui abrindo. Algumas meninas tentaram me acompanhar até o terceiro quilômetro e depois corri sozinha para chegar ao bicampeonato em Fortaleza (foi campeã em 2014)”, lembrou. “Meu objetivo no ano é ter boa performance na Pampulha e São Silvestre. Estou num bom momento, tanto que fiz 1h14min na meia maratona do Rio, na semana passada, e tenho 33min26, nos 10K da Tribuna, as melhores marcas da temporada de uma brasileira”, acrescentou a corredora que treina em Petrópolis com a Equipe Pé de Vento/CAIXA.

Joziane estava em quinto no Ranking CBAt/CAIXA. Com os 30 pontos acumulados neste domingo, passou para 153 e deve subir uma posição. A líder é a campeã de 2014, Conceição Oliveira. Ela está tranquila na frente, pois chegou em quarto e soma 240 pontos, 42 a mais do que a segunda colocada, Maria dos Santos Seguins, sexta neste neste domingo.

Cleuza comemorando os 50 anos – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Cleuza comemorando os 50 anos – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Retorno dez anos depois – Uma atleta em particular estava muito feliz com o oitavo lugar. Bicampeã da Volta da Pampulha, Cleuza Maria Irineu retornou às competições, após uma década de intervalo, para comemorar 50 anos de vida, completados em junho passado, e mostra que ainda está em forma, chegando sempre entre as dez primeiras. Cleuza está disputando as provas que marcaram sua carreira vitoriosa, como a etapa de 2005 do Circuito CAIXA em Fortaleza, quando ficou com o vice-campeonato.
“Decidi competir nas principais provas da minha carreira para comemorar meus 50 anos e também reencontrar amigos que fiz no atletismo. Parei aos 40 anos para me dedicar à minha assessoria esportiva e concluir o curso de jornalismo. Agora estou viajando pelo Brasil para curtir algumas provas como essa de Fortaleza, em que fui vice-campeã”, contou a veterana atleta cumprimentada por muita gente logo após a chegada.

Por outro lado, Cleuza fez uma triste constatação no seu retorno. “O nível técnico dos corredores de rua não evoluiu neste período em que me ausentei. Ao contrário, a minha geração era mais talentosa, tanto no masculino como no feminino. Isso vale também para a pista, infelizmente”.

Pódio feminino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Pódio feminino – Foto: Luiz Doro/adorofoto

Herói do Atletismo em Fortaleza – O medalhista olímpico Cláudio Roberto de Souza foi o padrinho da etapa de Fortaleza do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Medalha de prata com o revezamento 4×100 m nos Jogos de Sydney/2000, Cláudio conversou com crianças de 5 a 15 anos na Secretaria de Esportes de Fortaleza, na sexta-feira (31). Na tarde do sábado, participou de uma sessão de autógrafos loja Centauro do Shopping Iguatemi, durante a entrega de kits aos participantes. Neste domingo), ele deu a largada da prova e premiou os vencedores.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7) e Fortaleza (2/8), a competição vai a Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

Resultados

Masculino
1 – Adelson Alves Rodrigues (Marinho Projetos) – 30min1

2 – Domingos Nonato da Silva – 30min16

3 – Jurandyr Couto Junior (ACAV) – 30min22

4 – Wellington Bezerra da Silva – 30min23

5 – Sivaldo Santos Viana (Luasa/CAIXA) – 30min27

6 – Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 30min38

7 – Edson Amaro Arruda dos Santos (Cruzeiro/CAIXA) – 31min27

8 – Francisco Ivan Silva Filho (ZF Sachs) – 31min36

9 – William Salgado Gomes (Luasa/CAIXA) – 31min49

10 – Cristiano Ribeiro (Luasa/CAIXA) – 32min47

Feminino

1 – Joziane Cardoso (Pé de Vento/CAIXA) – 35min24

2 – Maria Aparecida Ferraz (Luasa/CAIXA) – 36min33

3 – Jaciane Barroso Araujo (Cruzeiro/CAIXA) – 37min04

4 – Conceição de Maria Oliveira (CAIXA/Mizuno) – 37min20

5 – Antonia Bernardete da Silva (Mr. Team) – 37min30

6 – Maria Regina Seguins (Luasa/CAIXA) – 38min02

7 – Maria de Fátima Souza (Luasa/CAIXA) – 38min44

8 – Cleuza Maria Irineu (Cleuza Corre 50/Londrina) – 40min11

9 – Maria José Alves (Luasa/CAIXA) – 40min16

10 – Simone Daiane Alves (AAPPD) – 40min36

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Fortaleza, contou ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Federação de Atletismo do Ceará e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

Twitter:  @CircuitoCaixa

Facebook: circuitocaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo