São Paulo (SP) – O medalhista olímpico Bruno Prada conquistou neste domingo (10) pela primeira vez o Campeonato Norte-Americano da Classe Star, em Massachusetts (EUA). Com duas vitórias em sete regatas, Bruno comemorou o título ao lado do cubano naturalizado americano, Augie Diaz, com quem já havia sido campeão mundial em 2016. As duplas Luke Lawrence/Ian Coleman e George Szabo/Ed Morey, ambas dos Estados Unidos, completaram o pódio entre 46 tripulações.
Bruno e Augie mantiveram a regularidade nos quatro dias de regatas e descartaram um 12º lugar como pior colocação. Somaram 20 pontos perdidos para conquistar o ouro, contra 34 das duas duplas ganhadoras das medalhas de prata e bronze. “Havia oito campeões mundiais na raia, não foi fácil. Estou muito feliz por constatar que ainda estou velejando em alto nível”, comemorou o atleta do Yacht Club Paulista (YCP).
Tetracampeão mundial da classe Star, sendo três vezes com Robert Scheidt e uma com Augie, Bruno destacou o entrosamento com o timoneiro americano como fator de superação. “As regatas foram muito difíceis devido à correnteza e às rondadas constantes de vento. Ajudou muito velejarmos juntos há oito anos, embora não competíssemos no mesmo barco já há alguns meses”, justificou Bruno.
Considerado um dos melhores proeiros de Star do mundo, Bruno, 46 anos, é o brasileiro mais bem colocado no ranking da Star Sailors League (SSL), com o quinto lugar, mesma posição de Augie, 63 anos, entre os timoneiros. O Norte-Americano de Star atribuirá 750 pontos no próximo ranking da SSL. Os campeões pretendem voltar a competir em outubro, em Oxford (EUA), onde será disputado o Mundial de Star de 2018.
Rio de Janeiro – Lars Grael e Samuel Gonçalves não deram chances aos adversários e faturaram neste domingo (10) o Campeonato do VII Distrito da Classe Star organizado pelo Iate Clube do Rio Janeiro (ICRJ). Lars e Samuca venceram quatro das seis regatas, sendo que nem precisaram correr a sexta prova. John King e Arthur Lopes ficaram em segundo; Alessandro Pascolato e Henry Boening, o Maguila, em terceiro lugar. O campeonato reuniu 11 duplas e atribuirá 250 pontos no ranking da SSL.