A diretoria da Associação Beneficente de Campo Grande, mantenedora da Santa Casa, participou nesta terça-feira (4), na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), do Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – Acesso à Saúde: Meu direito é um dever do Governo.
Gestores de entidades filantrópicas e manifestantes de todo o País estiveram presentes pedindo o apoio da população para que seja exigido o direito ao atendimento de qualidade na rede pública de saúde.
No encontro foram realizadas palestras com temas abordando medidas em busca de uma solução para o problema do subfinanciamento da saúde que atinge todas as regiões, reunião na Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, além de distribuição de folders para ilustrar a atual situação crítica financeira das entidades.
Segundo o vice-presidente da Associação Beneficente de Campo Grande Esacheu Nascimento, mais de 400 pessoas participaram do movimento para discutir a necessidade de o governo pagar preços justos pelos serviços prestados pelos hospitais públicos. O subfinanciamento vem resultando no endividamento das Santas Casas.
“Nos reunimos com as lideranças das misericórdias de todo o Brasil, foi entregue documentos da situação dos hospitais filantrópicos para a presidente Dilma Rousseff e aos deputados que participaram do evento. A ideia do movimento é fazer justiça financeira e conscientizar as pessoas de que o Brasil está doente e as Santas Casas são essenciais como parceira do Poder Público e da população”, disse.
Os hospitais filantrópicos atendem hoje mais de 51% da totalidade da demanda do SUS – Sistema Único de Saúde e cerca de 80% da alta complexidade em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil.