Parece que a Volkswagen vai adiar um pouco o lançamento da atualização do Golf no Brasil. A reestilização do hatch médio era aguardada para o finzinho deste ano, com início de vendas em dezembro, mas a montadora alemã deve concentrar seus esforços na nova geração do Polo, que acaba de estrear no país. O compacto é a grande aposta da marca para incomodar os rivais da categoria, liderada por Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Outro fator que tende a retardar a renovação do Golf é a baixa performance do hatch médio nas vendas. Entre janeiro e agosto, o emblemático modelo somou apenas 3.108 unidades e é o segundo mais emplacado da categoria, atrás do Chevrolet Cruze hatch, que tem 4.748 unidades acumuladas no mesmo período. Parte do encolhimento das vendas no segmento é creditada ao sucesso dos SUVs compactos, cujos preços são parelhos.
A sétima geração do VW Golf estreou no mercado brasileiro em 2013, inicialmente importada da Alemanha. Depois, o hatch passou a vir do México e foi nacionalizado em janeiro de 2016, com produção em São José dos Pinhais (PR). A tropicalização acabou trazendo algumas alterações importantes, o modelo trocou o câmbio DSG de dupla embreagem e pelo automático Tiptronic e perdeu a suspensão multibraço na traseira.
Com cidadania brasileira, o Golf ganhou duas novas motorizações. Primeiro veio a opção do novo 1.6 16V MSI (120 cv e 16,8 kgfm de torque), depois a Volks instalou o 1.0 TSI turbo de três cilindros, capaz de render potência de até 125 cv e um bom torque de 20,4 kgfm desde 2.000 rotações. Com a reestilização, que deve estrear nos primeiros meses de 2018, é esperado que o modelo mantenha as motorizações, mas pode surgir alguma mudança.
Com o novo Polo no mercado, a Volkswagen pode optar por tirar do Golf a oferta do motor 1.6 aspirado, mantendo apenas os motores turbo em oferta. O que já sabemos é que, ao mesmo por enquanto, o hatch não terá no Brasil a opção 1.5 TSI lançada em 2016 com a reestilização na Europa. O novo motor de quatro cilindros exigiu um investimento maciço e não deve surgir por aqui tão cedo. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Por outro lado, o novo Golf terá tecnologias inéditas na cabine, algumas delas lançadas no novo Polo. A principal deve ser o painel de instrumentos totalmente digital, reproduzido em uma tela de 12,3 polegadas. O hatch também ganhará recursos mais sofisticados, como o Traffic Jam, um controle adaptativo que acelera e freia o carro sozinho, e também trabalha associado ao leitor de faixas, corrigindo a direção de forma autônoma por alguns segundos.
Na Argentina, o novo Golf chega às lojas agora em outubro nas versões hatch, perua e a lendária GTI. O trio é importado do México, de onde também são trazidas as configurações familiar e esportiva para o Brasil. No mercado vizinho, o hatch tem preços entre 416 mil e 538,9 mil pesos, algo como R$ 75 mil e R$ 94 mil. Já a Golf Variant custa a partir de 430,4 mil (R$ 77,5 mil), e o GTI sai por $ 46 mil dólares ou R$ 145,7 mil (cotação do dia).