Se você tem um carro com botão start/stop, aquele comando para dar partida no motor, já deve ter se perguntado: o que aconteceria se alguém apertasse o sistema com o veículo em alta velocidade ou virasse a chave da ignição? Fizemos exatamente essa pergunta para dois consultores. Veja a resposta:
Primeiro (lógico!), o motor para. Com isso, o pedal do freio fica muito duro e o esforço para parar o veículo aumenta consideravelmente. O servo freio para de funcionar. “A direção assistida, seja elétrica ou hidráulica, para de funcionar e fica muito mais difícil esterçar. Mas o mais perigoso é a trava de direção, que pode imobilizar o volante”, afirmou Francisco Satkunas, engenheiro mecânico e conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). É aí que surge o problema. Se isso acontecer, o motorista perde o controle direcional do veículo e o risco de um acidente é certo.
Em carros com sistema start/stop, o perigo é exatamente o mesmo. O volante também pode travar em uma única direção, o que faria o motorista perder o controle do carro. A única diferença é que não bastará apertar o botão da ignição. “Para desligar o veículo com start/stop, é necessário segurar o comando por mais de três segundos para que o motor desligue”, diz Nilton Monteiro, diretor adjunto da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).