Tente imaginar o modelo mais especial da Ferrari. É exatamente essa a definição que melhor condensa a FXX-K Evo, uma evolução da FXX-K. O preço não foi revelado, mas é estimado em pouco mais de 3 milhões de dólares. Será uma máquina de produção limitada e que só pode ser pilotada em circuitos de corrida. Isso mesmo, cerca de R$ 10 milhões por um brinquedo para autódromos. Ela foi criada para um grupo seleto de clientes da Ferrari, de preferência pessoas que já possuam uma LaFerrari ou FXX-K.
De qualquer forma, somente uma pista deixaria você experimentar o upgrade em relação a FXX-K normal. O pacote aerodinâmico conta com uma asa fixa com planos horizontais (de ponta a ponta) e verticais, capazes de igualar a pressão aerodinâmica de carros de pista de categorias como a GT3. Foi a maior alteração visual, nada das asas divididas da antecessora.
A evolução foi de 23% comparada ao antecessor. A estrutura sozinha traseira responde por 10% deste acréscimo, enquanto a ventilação dos arcos das rodas de trás foi ampliada para diminuir a turbulência na região do difusor traseiro, algo que permitiu ganhar outros 5%. A geometria do para-choque dianteiro foi igualmente modificada e permitiu 10% a mais de downforce.
Em quilos, o downforce no limite chega a 830 kg e mesmo a “moderados” 200 km/h já são 640 kg. Para você ter uma ideia, trata-se de 75% a mais de downforce do que a La Ferrari de rua, que lhe deu origem. Embora não fale em números, a Ferrari diz apenas que a Evo é mais leve do que a antecessora.
O dono de uma FXX-K não precisa ficar chateado: é possível fazer o upgrade para a Evo. Como se trata de um carro de laboratório, qualquer experiência adquirida nas pistas é aplicada nos modelos pré-existentes.
O motor passou de 1.035 cv a 1.050 cv na combinação do V12 6.3 aspirado de 860 cv a 9.200 rpm ao motor elétrico de 190 cv. O torque máximo de 76,5 kgfm a 6.500 rpm também não é nada desprezível. Com a ajuda do câmbio sequencial de dupla embreagem e sete marchas, a arrancada de zero a 100 km/h leva apenas 2,5 segundos e a velocidade máxima supera os 350 km/h.
A suspensão dianteira por duplos braços triangulares e a traseira multilink têm amortecedores ajustáveis. Os freios a disco carbono-cerâmicos são da Brembo e funcionam bem mesm quando estão incandescentes. Coisa de pista, tal como os pneus Pirelli Pzero slicks nas medidas 285/650 na dianteira e 345/725 atrás.
Por dentro, a cabine foi inspirada no mundo das corridas e tem um volante diferente, com novas aletas para trocas de marchas e o manettino para configurar o sistema KERS de recuperação cinética. A tela da câmera de ré à direita do motorista foi substituida por uma maior, com 6,5 polegadas. Ali também são exibidas as informações do novo sistema de telemetria, entre outros dados como o status do KERS.
Como outros carros da série XX, de experimental, a FXX-K não pode ser homologada para as ruas nem correr em outras competições. Foi assim também com a 599XX e com a FXX original, baseada sobre a Enzo. Nem o dinheiro pode mudar isso. Para manter os proprietários felizes, há nove corridas programadas para a temporada de 2018/2019. O valor pago inclui toda o cuidado, transporte e administração do brinquedo ao longo dos dois anos.