Um forte temporal atingiu nesta quinta-feira (16/11) a Região Norte do Rio Grande do Sul, causando danos em vários municípios. Em Marau, cerca de 200 residências foram atingidas e em Soledade, mais de 500 casas ficaram danificadas.
De acordo com informações Assessoria de Imprensa do Comando Geral da Brigada Militar (CGBM), equipes da corporação, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas.
O levantamento inicial mostra que a maioria das residências foi destelhada e que árvores foram arrancadas pela raiz, caindo sobre muros e vias públicas. Ainda não há informações sobre vítimas.
Informações preliminares revelam que as linhas telefônicas do Corpo de Bombeiros ficaram congestionadas durante a noite de quinta-feira (16/11) e a madrugada desta sexta-feira (17/11), e que em vários municípios houve quedas de árvores, de postes e o rompimento de fios das redes elétricas. Nestas cidades, houve a interrupção no fornecimento de energia.
Em Soledade, cerca de 500 imóveis foram atingidos a maioria em decorrência de destelhamento. A Defesa Civil e as prefeituras distribuíram lonas as famílias atingidas.
Ainda em Soledade, as fortes rajadas de vento atingiram o Bairro de Botucaraí, causando destelhamento de casas, quedas de árvores, postes e outdoors. Há relatos de inundações, mas a informação ainda não foi oficialmente confirmada pelas autoridades locais.
No município de Lajeado do Bugre, uma imensa árvore caiu sobre a Rodovia BR-386, obrigando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a interditar o trecho que fica localizado no km 85.
Com informações da Assessoria de Imprensa do CGBM/RS