A Tesla está conseguindo não só alcançar as expectativas sobre seu primeiro caminhão elétrico, como superá-las. A empresa apresentou nesta semana o Semi, seu primeiro caminhão elétrico e ele já surge com credenciais importantes. Segundo a Tesla, é o mais seguro, mais confortável, com desempenho surpreendente e baixo custo de manutenção. Resta saber quando ele vai chegar às ruas, já que a empresa está tendo dificuldades em entregar os modelos que já estão em produção atualmente.
O caminhão é chamado de Tesla Semi e conta com quatro motores independentes no eixo traseiro. Cada um deles é responsável por gerar cerca de 258 cv, totalizando 1.302 cv de potência máxima. A expectativa é de que eles sejam capazes de acelerar o caminhão aos 100 km/h em cerca de 20 segundos quando o Semi estiver carregado com pouco mais de 36 toneladas de carga.
O alcance máximo do veículo com uma só carga, que era a grande dúvida sobre as capacidades dele, varia entre 482 km e 804 km. A velocidade máxima é de 105 km/h. Ao final de um ano, segundo a Tesla, o proprietário do Semi terá economizado cerca de US$ 200 mil por não ter que abastecer com cobustíveis fósseis e pelos baixos custos de manutenção. Isso representaria uma economia de 50% nos custos e manutenção em comparação a outros caminhões de mesmo porte e movidos a diesel.
A empresa de Elon Musk ainda não revelou todos os detalhes, mas afirma que este será “o mais seguro e mais confortável caminhão já feito”. É verdade que Musk raramente é modesto no anúncio dos seus novos produtos, mas ele também tem conseguido realizar suas promessas excêntricas.
Como não poderia deixar de ser, o Semi é equipado com o sistema de condução autônoma Autopilot, que já equipa os carros de passeio da Tesla. Outro destaque fica por conta da cabine, que mais parece uma sala de estar. Há apenas um assento para o motorista, uma espécie de apoio de braços e duas telas de 15 polegadas, uma de cada lado do volante. É por elas que o motorista poderá conferir a rota, acionar o sistema autônomo, controlar o som, o ar-condicionado e diversas outras funções. Além disso, a cabine é bastante envidraçada, aumentando a sensação de espaço interno.
A produção só deve começar em 2019, mas os interessados já podem reservar até quatro unidades no site da Tesla. Essa costuma ser a estratégia de Musk para embolsar dinheiro e, assim, conseguir implementar seus ambiciosos projetos. Foi assim com o recém-lançado Model 3. Para reservar o Tesla Semi, é preciso fazer um depósito de US$ 5 mil por unidade.