São Paulo (SP) – A sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, disputada em Goiânia, teve altos e baixos para Gaetano Di Mauro, vice-líder da competição. O paulista iniciou as atividades liderando o primeiro treino livre da sexta-feira (17), e foi terceiro no treino seguinte, realizado no mesmo dia.
No sábado foi realizado o treino classificatório para a definição do grid de largada da primeira corrida e Di Mauro, que carrega 70 quilos adicionais no carro por ser o vice-líder, foi o segundo colocado. Em seguida foi realizada a primeira corrida do final de semana, que tinha tudo para ser excelente para o piloto, mas acabou ruim. Largando de segundo, Di Mauro adotou uma postura conservadora. Economizou o equipamento e os botões de ultrapassagem, caiu para terceiro, mas recuperou a segunda posição após a para de boxes. Mas foi a parada de boxes que definiu o destino dele na corrida.
A regra, até a última corrida, permitia que o piloto entrasse nos boxes imediatamente após a corrida atingir 20 minutos de duração. A partir dessa, os pilotos precisariam completar a volta, e só na seguinte poderiam entrar. Isso foi discutido na reunião da direção de prova com os chefes de equipe, realizada na quinta-feira, mas a decisão oficial sobre a implementação da regra não foi informada diretamente a eles. Sem a confirmação, a equipe acabou chamando o piloto para a parada de boxes antes da hora, e ele foi penalizado com um “drive through”, uma passagem extra pelos boxes. Com isso, terminou em 15º.
“Foi uma pena o que aconteceu. Eu estava em segundo na corrida e o (Gabriel) Robe não estava muito bem. Com esse resultado eu recuperaria quase metade da vantagem que ele abriu no campeonato. Mas aconteceu tudo isso, a regra ficou um pouco duvidosa e a equipe me chamou fora de hora. Mas acontece, bola pra frente”, comentou o piloto após a prova.
No domingo, largando de 15º, Gaetano fez grande prova de recuperação, sob chuva. Ganhou posições ao longo da primeira metade da corrida e logo chegou ao terceiro posto. Na parte final atacou os líderes, que brigavam pela vitória, e cruzou a linha de chegada apenas 27 milésimos de segundo atrás de Gabriel Robe, que foi o segundo e lidera o campeonato.
“Fizemos mais uma boa corrida, o carro era bom na chuva e eu consegui avançar bastante. Marquei pontos para o campeonato, e isso pode ser importante na etapa final, em São Paulo. Não será nada fácil tirar a diferença para o líder em uma etapa só, mas a pontuação é dobrada e tudo pode acontecer. Vamos lutar até o final”, finalizou.
A etapa de encerramento do campeonato será realizada em Interlagos, no dia 10 de dezembro. Di Mauro está 34 pontos atrás do líder, Robe. Diferente das realizadas até aqui, a etapa final terá apenas uma corrida, valendo pontuação dobrada, 40 pontos.
Veja a classificação do campeonato (10 primeiros):
1) Gabriel Robe (Motortech) – 154 pontos
2) Gaetano Di Mauro (W2 Racing) – 120
3) Raphael Reis (W2 Racing) – 117
4) Gustavo Frigotto (RKL Competições) – 115
5) Pietro Rimbano (RKL Competições) – 112
6) Luca Milani (C2 Team) – 109
7) Marco Cozzi (RSports) – 92
8) Gustavo Myasava (MRF Motorsport) – 92
9) Giulio Borlenghi (Full Time Academy) – 89
10) Vitor Baptista (Full Time Academy) – 82