Nesta terça-feira (14), o líder do Governo, Deputado Professor Rinaldo (PSDB), participou da entrega da reforma do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), onde também foi inaugurada a Sala Lilás, um espaço diferenciado que tem por finalidade humanizar o atendimento dado às mulheres vítimas de violência física e sexual.
Através de parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Professor Rinaldo destinou emenda parlamentar com recursos que foram utilizados para equipar a Sala Lilás. A Sala Lilás inaugurada no IMOL é a primeira do Estado e segue modelo implantado no Rio Grande do Sul. “Conhecemos a primeira Sala Lilás do Brasil, que fica em Porto Alegre (RS) e foi idealizada pela perita criminal Andrea Brochier. Decidimos aplicar o formato aqui para dar atendimento especializado, com mais dignidade e segurança no acolhimento no acolhimento das vítimas”, afirmou a Secretária de Política para as Mulheres do Estado, Luciana Azambuja.
A violência física e sexual contra mulheres e jovens no Brasil é uma realidade revelada pelo Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Conforme o levantamento, divulgado em outubro deste ano, a cada uma hora, 503 mulheres sofrem violência de forma física e sexual no País e a cada duas horas, uma mulher é assassinada. Os dados de Mato Grosso do Sul também preocupam, de 1º de janeiro a 13 de novembro, 23 mulheres morreram no Estado vítima de feminicídio, uma média de duas mortes por mês.
De acordo com o deputado, “a Sala Lilás é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual, que conta com profissionais de diversas áreas, que estão preparados para bem acolher essas mulheres que chegam em um estado crítico de vulnerabilidade emocional, social e muitas vezes até físico. Hoje nos sentimos muito honrados em poder fazer parte da realização deste sonho, que é a entrega deste espaço para as mulheres, o primeiro do Estado, e acreditamos que muitos outros serão entregues às nossas mulheres”, pontuou Professor Rinaldo.