O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, nessa sexta-feira (24), mais uma edição do programa especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, no Sindicato Rural de Figueirão.
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, destacou como a prevenção melhora a qualidade de vida da população rural.
“Há 30 anos, a expectativa de vida era de 62,5 anos e, atualmente, a perspectiva é de quase 75. Para que possamos acompanhar essa evolução da longevidade devemos pensar em prevenção”, afirmou Saito.
O presidente reforçou os números registrados pelo programa em todo o Estado: “Somando as dez edições passadas, foram realizados 6.700 atendimentos e 8.700 procedimentos. O resultado é prova do compromisso social do Sistema Famasul”.
O presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Gilmar Mendes Siqueira, falou da relevância da iniciativa para a população local: “É um evento que só pode ser realizado graças à parceria de todos os envolvidos. Quem ganha com isso, sem dúvida, é a população do município”.
Para o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, a iniciativa é uma das muitas que, realizadas em parceria com o Senar/MS, beneficiam todo município.
“Hoje é um dia especial. É uma gratidão que temos por vocês [Sistema Famasul] porque a maioria da população que está aqui é do meio rural”, afirmou Rosalin, dando ênfase que o programa proporciona serviços que a população só tem acesso na Capital. “Tudo, gratuitamente”.
Participaram do evento, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido; da assessora técnica do Senar Brasil, Magali Eleutério da Silva; o produtor rural Rubinho Cattenacci; o secretário municipal de Assistência Social de Figueirão, Beugmar Ferreira da Silva; o sargento Hernandes, comandante da Polícia Militar; o presidente da Câmara Municipal de Figueirão, Ronis da Silva Moreira; o secretário municipal de Saúde de Figueirão, Giovani Bertolucci Alves; entre outras lideranças rurais e políticas.
Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural
Além de Figueirão, o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural já passou por dez municípios desde o ano passado: Jaraguari, Corumbá, Três Lagoas, Novo Horizonte do Sul, Fátima Do Sul, Alcinópolis, Rio Brilhante, Aparecida Do Taboado, Iguatemi, Nova Andradina.
O evento teve coleta do PSA para 50 homens, consulta com nutricionista, palestra interativa sobre a saúde do homem com o assunto: prevenção de câncer de próstata e câncer de pênis. Durante todo o dia foram oferecidos exames de preventivo para mulheres, vacinas, testes rápidos de glicemia, e para diagnósticos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C, além de aferição de pressão. Além disso, no local houve a emissão e regularização de documentos, como CPF, RG, Certidão Nascimento e Título Eleitoral.
A ação foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Figueirão, com a SBU – Sociedade Brasileira de urologia, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Gestão e Desenvolvimento, e de Obras e Infraestrutura.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul