Chevrolet apresenta nova geração da Silverado

Modelo 1500 é totalmente novo e traz desenho ousado para a classe

Silverado 2019 traz estilo e chassi completamente novos

Silverado 2019 traz estilo e chassi completamente novos

A Chevrolet tem uma tradição de 100 anos em produzir picapes, daí a expectativa gerada pela nova Silverado 1500 no mercado norte-americano. O fabricante divulgou as primeiras imagens do utilitário, cuja estreia oficial será no Salão de Detroit, agendado para janeiro.

A General Motors não liberou muitas informações sobre o carro e motorização, teremos que esperar mais um pouco para sabermos quais serão as novidades mecânicas. É certo que os motores diesel terão que mudar depois das denúncias de fraudes de emissões envolvendo o fabricante.

A versão escolhida foi a nova LT Trailboss, apenas uma de muitas configurações que serão oferecidas na Silverado 2019. Ela traz o pacote offroad oferecido pelo conhecido pacote Z71 e adiciona cerca de cinco centímetros a mais na altura de rodagem. De acordo com a Chevrolet, por vir de série, a suspensão elevada foi testada amplamente e tem garantia de fábrica, algo que não acontece com os kits oferecidos no mercado.

Faróis duplos destacados deram lugar a um conjunto moderno

Faróis duplos destacados deram lugar a um conjunto moderno

Por lá, as picapes grandes como a Chevy e a Ford F-150 dominam a venda de veículos e ter uma gama ampla para todos os públicos é uma das chaves para tamanho sucesso. O estilo continua a apostar nos elementos clássicos da linha, especialmente o capô elevado e a frente reta.

Porém, não há muito espaço para saudosismos retrôs: tudo foi atualizado com toques high-tech, exemplos dos faróis de leds separados das luzes de posição, arranjo que substituiu o clássico visual de faróis duplos. As lanternas também são divididas por um elemento de metal. Vincos bem demarcados ajudam a dar uma quebrada no visual “quadradão” da seção central.

Lanternas divididas e tampa com ressaltas são a união entre atualidade e passado

Lanternas divididas e tampa com ressaltas são a união entre atualidade e passado

A Chevrolet afirma também que uma liga de metal mais refinada foi usada para dar forma ao chassi de vigas mais fortes. Isso teria reduzido consideravelmente o peso do veículo. As picapes grandes têm ficado cada vez mais leves, a nova F-150 aposta no uso intensivo de alumínio com o mesmo objetivo e não será diferente com a nova RAM da Chrysler (relembre a avaliação da RAM 2500).

Silverado já foi vendida no Brasil

O nome é velho conhecido dos brasileiros: a Silverado chegou a ser produzida na Argentina entre 1997 e 2001. Ela chegou com a missão de substituir a veterana D20, mas não chegou ao mesmo sucesso obtido pela menor S10, lançada pouco antes e representante principal da Chevrolet entre as picapes desde então.

Silverado antiga foi produzida na Argentina

Silverado antiga foi produzida na Argentina

Não foram oferecidos motores V8 como nas Silverado americanas, no entanto, a argentina tinha duas opções de motorização de seis cilindros na época do lançamento: o clássico 4.1 a gasolina do Opala (138 cv e 30,7 kgfm a 2.500 rpm) e o turbodiesel 4.2 (168 cv e 43,3 kgfm a 2.000 giros). Também havia um diesel de quatro cilindros de 90 cv e 28 kgfm. Todos propulsores vinham associados sempre ao câmbio manual de cinco marchas e tração traseira – automático e 4X4 só nas unidades trazidas por importadores independentes.

Muitos vão se lembrar também da Grand Blazer, versão SUV feita com base na picape grande e dotada dos motores seis em linha. Herdeira espiritual da Veraneio, a argentina era um utilitário à moda antiga, com 4,94 metros de comprimento e espaço de sobra para cinco adultos. Infelizmente, o modelo durou ainda menos no mercado nacional e foi oferecido apenas entre 1999 e 2001.

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