Os grandes anúncios de recall da Fiat já se tornaram praticamente uma tradição de fim de ano, quase como panetone, arroz com uva passa e especiais do Roberto Carlos. Neste mês de dezembro, depois de convocar 150 mil unidades de Argo, Uno e Mobi por um defeito na seta, agora é a vez da marca chamar os donos da picape Toro na versão a diesel de câmbio manual por uma falha no sistema de lubrificação, que pode elevar a rotação do motor e causar acidentes.
Esta já é a quarta convocação da picape Toro, que foi lançada há apenas dois anos e já apresentou falhas no motor, no sistema de injeção e na fixação do estepe. Este novo problema é causado pelo sistema de regenaração particulado do filtro de diesel (DPF), que pode alterar o nível do óleo do motor quando o carro é utilizado com frequência em percursos curtos e em baixa velocidade.
Segundo a marca, 9.603 unidades estão envolvidas no chamado, todas ano/modelo 2016 a 2018 com os finais de números de chassis (não sequenciais) de A50484 a B73045.
Os reparos podem ser agendados em qualquer concessionária da rede Fiat sem custo para os proprietários. Porém, o tempo de reparo é demorado: quatro horas. Os veículos envolvidos “serão inspecionados quanto ao correto funcionamento do sistema e serão efetuadas a troca gratuita do óleo do motor e do filtro e a atualização da mensagem do quadro de instrumentos do veículo, para informar o condutor sobre a necessidade de completar o ciclo de regeneração do filtro de partículas DPF e a sua conclusão”.
A marca afirma que concederá uma extensão de garantia por mais um ano a todos os veículos envolvidos neste recall.
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Fiat ou pelo telefone 0800 707 1000.
Recalls voltaram a crescer
O número de recalls de automóveis voltou a crescer em 2017 após apresentarem uma leve queda no ano passado. O número chegou a 1,8 milhão de veículos afetados, com Toyota, Fiat, Nissan, Chevrolet e Jeep como as montadoras que mais convocaram. O recorde de chamados ainda continua sendo o ano de 2015, quando 2,7 milhões de unidades foram chamadas para reparo.