O avanço da Volkswagen no terreno dos SUVs demorou a acontecer, mas a marca criou uma estratégia ousada: apostar em modelos grandes de sete lugares para conquistar o mercado dos Estados Unidos e China. O lançamento do Atlas e da nova geração do Tiguan chamaram atenção suficiente para garantir bons números, mas a marca está longe de se tornar relevante no segmento que mais cresce no mundo. A solução, segundo o CEO da ampresa nos EUA, é diversificar e criar versões de cinco lugares para estes carros.
Hinrich Woebcken, responsável pela Volkswagen na América do Norte, afirmou que a marca alemã estão “dobrando” sua estratégia para oferecer as novas opções e ocupar o campo dos crossovers grandes e compactos com preços acessíveis (ao menos nos Estados Unidos…). “Nós decidimos que o Atlas terá uma versão de cinco lugares levemente mais baixa, com agumas pequenas alterações de estilo, mas mantendo as mesmas proporções”, afirmou o executivo em entrevista ao Automotive News.
O CEO também afirmou que o Tiguan Allspace, de sete lugares, passaria a contar com uma versão de cinco assentos, trocando sua terceira fileira por espaço extra para os passageiros traseiros e um amplo compartimento de carga.
O problema é apenas o prazo para a chegada das novidades. O Atlas deve passar por uma reestilização apenas em 2020, enquanto o Tiguan mal chegou ao mercado europeu (sua estreia no Brasil será no início de 2018). Se esperar demais, é possível que a Volkswagen não encontre muito espaço para ocupar no mercado…