São Paulo (SP) – As equipes do Band-Saracens estiveram entre os destaques do rugby nacional neste fim de semana. Em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o Super 8, o Bandeirantes passou pelo Jacareí, em São Paulo, com o placar mais elástico da rodada: 28 x 6. Já as Bandetes fizeram bonito e chegaram à final da etapa catarinense do Super Sevens contra o BH Rugby, encerrando a competição com o vice-campeonato.
Na Arena Paulista de Rugby, o neozelandês Josh Reeves comandou a equipe do Band-Saracens, sendo o principal nome do duelo. Apesar de abrir o placar aos 31 minutos da etapa inicial, com um penal convertido por Josh, os donos da casa foram para o intervalo em desvantagem, após uma rápida virada do Jacareí com um drop goal e um um penal, ambos convertidos por Helder.
“Tivemos um primeiro tempo muito duro e disputado no duelo contra o Jacareí, sem muitas oportunidades de ambos os lados. Voltamos do intervalo com a calma que era necessária e soubemos impor nosso padrão de jogo, o que nos levou à vitória”, relatou Yuri Horalek, o Loirão, capitão do Bandeirantes Saracens.
No segundo tempo, porém, os bandeirantinos viraram a partida em três minutos, com um penal e um drop goal, também convertidos por Josh. Antes dos dez minutos, um try feito e convertido por Josh daria tranquilidade e folga no placar, 16 x 6. No fim do duelo, Jacob Mangin anotou um try, seguido por outro try convertido de Josh. Mais 12 pontos, fechando o placar final em 28 x 5.
Com a vitória e os cinco pontos conquistados, o Band-Saracens superou o Pasteur na tabela de classificação, com 13 pontos contra 12 do rival paulistano. Ainda com um jogo a menos a ser disputado contra o SPAC, válido pela quarta rodada, o Bandeirantes segue na briga para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados, que tem São José na liderança com 24, Curitiba em segundo com um ponto a menos, e Desterro e Farrapos empatados com 18. Na próxima rodada, o Band receberá o São José na capital paulista.
“Chegamos à metade do campeonato, com um jogo a menos e distantes cinco pontos da zona de classificação. Teremos ainda muitos jogos duros, e não estamos satisfeitos com o que foi apresentado até agora. Mas, temos confiança em todo o trabalho que é feito pelo grupo e pela comissão técnica. Dessa forma esperamos um grande segundo turno, no qual consigamos alçar o Bandeirantes à posição de destaque que merece”, avaliou Loirão.
Super Sevens feminino – Florianópolis recebeu neste fim de semana a terceira de seis etapas do Circuito Brasileiro de Rugby 7s, o Super Sevens. O Band-Saracens encerrou a etapa com o vice-campeonato, após derrota na decisão da Taça Ouro, para o BH Rugby. Com o resultado, as Bandetes subiram da oitava para a sexta colocação, com 39 pontos, e se credenciaram a brigar pelo título. BH Rugby e Delta são as líderes, com 46 pontos, seguidas por Curitiba, 45, e São José e Desterro, ambas com 43.
“O final de semana foi com certeza surpreendente. Viajamos com um time mais desfalcado do que o normal, vindo de uma etapa em que não obtivemos um bom resultado e com a ausência do nosso treinador, Youssef Driss”, contou Viviane Trindade, capitã da equipe. “Felizmente o nosso clube não se deixa desanimar. Mesmo com dificuldades, encontramos a superação. Com um passo de cada vez, conquista após conquista, conseguimos um inesperado vice-campeonato. Com sangue, raça e coração, foi lindo de se ver”, comemorou Vivi.
No grupo C da etapa, o Band-Saracens iniciou sua caminhada justamente contra o BH Rugby, sendo derrotado por 10 x 7 na abertura. Em seguida, duas vitórias contra Delta (26 x 11) e Urutau (40 x 0) classificaram a equipe para as quartas de final da Taça Ouro. Após vencer o Desterro por 10 x 0 e Delta nas semifinais, por 29 x 5, as Bandetes caíram na final outra vez para o BH, por 15 x 7.
Sobre o São Paulo Saracens Bandeirantes – A história do Bandeirantes começou bem antes de sua fundação oficial em 1983. Em 1977 jovens jogadores que atuavam nas categorias de base do Colégio São Luis em São Paulo juntaram-se aos amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para disputarem o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão na categoria adulto, conquistando o título nacional.
Em março de 1983, um grupo de jogadores, oriundos de diversos colégios e faculdades, decidiu montar um clube legitimamente brasileiro, com a cultura e a administração brasileiras. Assim nasceu o Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil.
Em 1984, a equipe disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, na qual permanece até hoje. A partir de 1985, conquistou todos os títulos possíveis do rugby brasileiro como quatro campeonatos nacionais (1988, 1995, 2001 e 2009), oito estaduais, Taça Ouro Brasil e Torneio do Mercosul.
O Bandeirantes também disputou vários jogos no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por diversos países. A agremiação se destaca também por ter atletas regularmente convocados para a seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ao completar 30 anos, realizou um projeto inédito na América do Sul ao oficializar parceria com o Saracens Rugby da Inglaterra, um dos principais clubes da Europa e do mundo, passando a se chamar Band Saracens.
Mais informações no site http://portuguese.saopaulosaracens.com/
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/BandRugby