Fiscais da Secretaria de Fazenda (SEFAZ) de Mato Grosso do Sul apreenderam na noite da última quinta-feira (08/02), na Rodovia BR-163, próximo ao município de Mundo Novo, a 387 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, 15 carretas carregadas com grãos de soja. Os motoristas não apresentaram documentos que comprovasse a origem lícita das cargas e foram multados em R$ 246 mil.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da SEFAZ/MS, as apreensões e as prisões dos motoristas aconteceram durante uma fiscalização de rotina. Ao todo foram apreendidas 570 toneladas de grãos, avaliadas em R$ 700 mil.
Informações preliminares revelam que as carretas seguiram em direção ao Estado do Paraná, onde as cargas seriam entregues a empresas. Os motoristas apresentaram aos fiscais da SEFAZ comprovantes falsos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e por essa razão as cargas e as carretas foram apreendidas.
Os agentes da SEFAZ/MS constataram que a documentação fiscal era falsa, e que havia sido emitida por uma empresa de Campo Grande. As 15 carretas e as 570 toneladas de grãos de soja foram levadas para o Posto Fiscal de Ilha Grande, com o apoio da Polícia Militar de Mundo Novo.
Os motoristas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por sonegação de impostos.
Com informações da Assessoria de Comunicação da SEFAZ/MS