Cases de sucesso: 13 marcas que você tem que conhecer hoje

Arquitetura Empreendedora

Atuando como arquiteta por mais de dez anos, Maria Fernanda Sousa sentia uma enorme dificuldade de especificar mobiliários para os projetos que assinava, pois demandava muito tempo, e em seu escritório não havia um profissional voltado apenas para a execução dessa tarefa.

Com o acúmulo de trabalho e paixão pelo design, a arquiteta encontrou um gargalo no mercado e a oportunidade de criar a Adendo, uma loja com serviço de consultoria para profissionais, e também clientes finais, que trabalha com briefings exclusivos, capaz de centralizar todas as escolhas em um único local, para que o arquiteto não precise perder tempo batendo de porta em porta.

Por trabalhar com diversos fornecedores e designers nacionais, a Adendo consegue atender aos mais variados tipos de projetos e particularidades técnicas, garantindo a qualidade dos móveis e uma boa curadoria de design. Por atender num local fora do roteiro das grandes lojas de decoração e apenas com horária marcada, a internet foi uma grande aliada no crescimento do negócio, atraindo uma quantidade significativa de clientes por meio do site.

Adendo
www.adendo.com.br

Tapetes Únicos

Fundada em 1987, pelo iraniano Kamyar Abrarpour, a By Kamy comercializava tapetes persas antigos e novos importados. Mais tarde, já em 1997, a empresa se transferiu para a Alameda Gabriel Monteiro da Silva e já consolidada, inicia sua transformação com diversidade de produtos, inovando em um mercado tipicamente tradicional, sem nenhum traço da identidade e costumes do Brasil.

A By Kamy olhou para frente, observou tendências de mercado e a partir daí criou sua fábrica, um atelier, onde hoje se transformam produtos e matérias-primas em tapetes, pufes, almofadas, mantas, além de oferecer ao cliente a oportunidade de criar um produto único, por meio da escolha do desenho, cores e diversos acabamentos.

A inovação na criação desse laboratório trouxe a modernidade e sustentabilidade à By Kamy por meio de designs próprios, eficiência na produção e consequentemente produtos mais acessíveis a um maior número de consumidores.

Além do design próprio, já que todos seus produtos e desenhos são autorais, a By Kamy desenvolveu parcerias com profissionais talentosos no mercado para colaborar com seu processo de criação.

Os produtos da marca são produzidos no Brasil e no mundo inteiro com a sua marca, com autorização e total controle, já que não compram nenhum produto importado no mercado interno.

By Kamy

www.bykamy.com.br

De Tudo um Pouco

O imigrante polonês Samuel Klein chegou ao Brasil em 1952. Com US$ 6 mil, Samuel comprou uma casa e uma charrete e, com a ajuda de um conhecido que transitava pelo comércio do Bom Retiro – reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50 – adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho.

De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.
Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.

Com o tempo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens.

A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e adquirir novas mercadorias. Era o início de sucesso da rede que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na potência dos dias de hoje.

Hoje, a rede conta com 750 lojas distribuídas em 20 Estados e 25 centros de distribuição e entrepostos distribuídos pelo Brasil.

Casas Bahia

www.casasbahia.com.br

Designer Pela Própria Natureza

Marcus Ferreira descobriu que era designer de móveis por acaso. Estudante de Biologia Marinha em Florianópolis foi para São Paulo visitar os familiares e conseguiu um trabalho temporário em que participava da produção de estofados. Começou a tomar gosto pelo negócio e passou a estudar com afinco todas as etapas criativas, produtivas e comerciais do mercado de estofados. Seu maior diferencial eram as técnicas antigas e artesanais, que prezavam pela qualidade e conforto do produto.
Em pouco tempo inaugurou uma oficina com seis funcionários e, aos poucos, foi conquistando o mercado. Seus primeiros grandes clientes foram a House Garden e Firma Casa. A Decameron, sua primeira loja, inaugurada em 1995, conta com cerca de quarenta funcionários, porém, continua desenvolvendo algumas técnicas artesanais de confecção de estofados: conforto, qualidade e espaço continuam sendo os pontos de partida para suas criações.

Não satisfeito, em 2007 apresenta ao mercado uma nova marca, a Carbono inspirada por um lifestyle jovem. Ambas as marcas reúnem vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles: IF Design Award e Idea Brasil. Além de um escritório de design, as lojas são um laboratório para a produção de móveis, evitando a massificação e garantindo o acompanhamento da produção do começo ao fim, do desenho a sua concepção.

Carbono e Decameron

www.carbonodesign.com.br e www.decamerondesign.com.br

Iluminação Importada

Há 21 anos, Gustavo Di Menno comanda a Dimlux, rede de lojas especializada em iluminação técnica, de design e projeto exclusivos. A ligação e expertise do empresário no setor veio desde a infância, quando – ainda residindo em sua terra natal, Argentina – ajudava o bisavô em uma loja de luminárias referência em Buenos Aires.

A loja começou com material elétrico e depois, com a insistência do bisneto de investir em design, o espaço se transformou em uma loja de luminárias, que foi passada de geração em geração.

Gustavo participou do comando da loja até 1996, quando decidiu morar no Brasil, após se apaixonar por uma turista carioca que passava férias na capital argentina. Já no Brasil, Gustavo percebeu as necessidades de lojas especializadas em iluminação de design exclusivo e decidiu abrir sua própria loja – no bairro da Barra da Tijuca.

Iniciando o trabalho da Dimlux, a marca atuava com produtos importados – contato que Gustavo manteve da época da loja do bisavô. Em paralelo, o empresário abriu uma fábrica própria da marca, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, momento onde passou a criar suas próprias peças – nesta época, já era formado em light design e projetos personalizados para grandes empreendimentos.

Após muitas frustações e desafios, a notoriedade da marca aumentou tanto no mercado carioca que foi preciso expandir a rede para outras regiões – Ipanema e Jardim Botânico. Em 2017, a marca chegou a badalada Alameda Gabriel Monteiro da Silva, um dos principais pontos de decoração de alto padrão de São Paulo.

Dimlux
www.dimlux.com.br

Outdoor Renovado

Há 13 anos no mercado, a DonaFlor Mobília surgiu da percepção de um dos sócios, Marcelo Yamasita, que identificou a falta de produtos com design para áreas externas. Apaixonado por design gráfico, Marcelo sempre trabalhou na área e iniciou seu contato com o setor moveleiro por meio de uma agência de publicidade, enquanto fazia um projeto para uma marca outdoor.

Quando decidiu abrir seu próprio negócio, procurou outros dois sócios, que dominavam técnicas fabris de construção de móveis para área externa, ficando ele responsável pela questão de identidade e design da marca. Com o boom das varandas integradas nos projetos, a empresa teve um crescimento rápido no mercado.

Desde 2012, fazem parcerias com designers de renome para linhas assinadas, entre eles Lattoog, Bruno Faucz, Adolini+Simonini, Paulo Alves, Rejane Carvalho Leite e Daniela Ferro. A marca conta ainda com a Diretora de Criação Mila Rodrigues, que faz a ponte com os profissionais e os alinhamentos necessários para que os projetos sigam a identidade da marca, unindo o DNA de cada profissional ao da DonaFlor.

Atualmente, a empresa conta com 60 funcionários e os processos de fabricação são internos, exceto as pinturas das estruturas de alumínio.

DonaFlor Mobília

www.donaflormobilia.com.br

Vidro Poderoso

Lançada em agosto de 2016, a Glass11 surgiu no mercado brasileiro como uma das únicas a produzir mobiliário em vidro, com a assinatura de expoentes do design nacional e internacional. Criada por Matheus Primo, pertencente a segunda geração de uma família de vidreiros em Itapetininga, a marca tem como objetivo trazer a matéria-prima para o cotidiano das pessoas, ganhando forma e função, diminuindo a sensação de rigidez, frieza e fragilidade, que o vidro apresenta.

A ideia inicial de Matheus era expandir a área de atuação da empresa da família em São Paulo, mas logo surgiram demandas de projetos diferenciados para arquitetos, que aliados ao entusiasmo do empresário pelo design e artes plásticas, o fizeram vislumbrar a ideia de explorar um modelo praticamente inédito. Após uma temporada estudando e visitando diversas feiras, oficinas e ateliês em New York, ele lançou a Glass11.

Com pouco mais de um ano, a marca já reúne três coleções – duas próprias e uma desenvolvida com exclusividade para uma galeria de design contemporâneo e colecionismo – presença em grandes eventos como Design Weekend, São Paulo Fashion Week, Paralela Design, a segunda indicação ao Prêmio Casa Vogue de Design, além de criações de Arthur Casas, Rodrigo Ohtake, Giorgio Bonaguro, FETICHE®, estúdio RAIN, Carol Gay, entre outros.

Glass11
www.glass11.com.br

Revestimentos Brasileiros

A Eliane Revestimentos foi fundada em 1960 pelo empresário Maximiliano Gaidzinski, a partir da aquisição de uma cerâmica rudimentar de Cocal do Sul, em Santa Catarina. Maximiliano nomeou a empresa em homenagem à sua filha caçula, em um gesto simbólico em ver a filha crescendo junto com a empresa.

Logo após a criação, o empresário começou a adquirir os primeiros equipamentos importados da Itália e em 1968, obteve a primeira grande ampliação do parque industrial, o que ocasionou em um aumento na produção, passando de 10.000 m²/mês para 300.000 m²/mês.

Em 1979, começava a funcionar o CMG – Colégio Maximiliano Gaidzinski, reconhecido pelo Estado de Educação de Santa Catarina em 1984. O Colégio Maximiliano Gaidzinski, idealizado por Edson Gaidzinski (neto do fundador), forma técnicos voltadas para a indústria, oferecendo ensino de qualidade para alunos de toda a região sul catarinense que, além de concluírem o Ensino Médio, recebem formação técnica complementar através dos Cursos Técnico de Cerâmica e Técnico em Eletromecânica.
Com o aumento das produções, em 1985, passaram a participar de feiras internacionais e, com isso, estruturar as exportações. A marca começou a produzir o formato 10cm x 10cm para revestimento externo e inaugurou também a Eliane Porcelanato, a primeira fábrica de porcelanato do Brasil.
Em 1997, nasceu a Eliane Bahia, tornando a Eliane a maior empresa de revestimentos cerâmicos do continente americano, objetivo da família Gaidzinski desde a fundação da empresa.

No início dos anos 2000, a empresa alcançou o recorde de volume na exportação, equivalente a 46% das vendas.

Em 2006, consolidaram-se no mercado norte-americano, respondendo por 5% das importações estadunidenses e canadenses. Hoje, o Grupo Eliane possui três marcas distintas: Eliane Revestimentos, voltada para produtos de alcance geral e grandes obras; Decortiles, com peças que respiram arte, moda e arquitetura e que refletem toda brasilidade e orgulho de um produto único feito no Brasil e a Eliane Tec, com foco em grandes projetos de engenharia, com soluções completas, inovadoras e integradas, que oferece como grande diferencial um serviço exclusivo de gestão centralizada para cada obra.

Eliane Revestimentos

www.eliane.com

Banheiro de Luxo

Na década de 1970, José Luiz Bianchi trabalhou em uma empresa de fechaduras e maçanetas, guiado pelo seu dinamismo, olhar curioso e experiências com profissionais de arquitetura, logo criou a Serv Met – estabelecimento que produzia e comercializava maçanetas e puxadores com materiais e acabamentos personalizados. O passo seguinte foi apresentar uma linha de acessórios para banheiros que acompanhasse os desenhos dos produtos oferecidos pela marca, iniciativa inédita na época.

Ao lado dos seus quatro filhos – Ulisses, Ricardo, Fernando e Luiz Augusto – inclusos no negócio, surgia, então, a Interbagno, que apresentou um conceito diferente ao mercado: não vender apenas produtos, mas sim, oferecer soluções completas para personalização de banheiros e salas de banho.
Para atender ao mercado, a empresa investe constantemente na criação de produtos e soluções para o desenvolvimento de ambientes únicos e planejados sob medida para cada cliente. Além disso, se associa a marcas que seguem os mesmos princípios de oferecer produtos que reúnam qualidade, sofisticação e versatilidade. Nomes como Hansgrohe, Axor, Novellini, Viega, Duravit e Dupont podem ser encontrados na Interbagno.

Interbagno
www.interbagno.com.br

Luz e Ação

Fundada em 1972, a Lustres Yamamura é considerada a maior megastore do setor de iluminação da América Latina, com portfólio de mais de 18 mil itens – importados e nacionais – com ventiladores de teto, lustres, pendentes, arandelas, abajures, luminárias, spots e plafons.

Com seus 20m2 iniciais – que na década de 60 abrigava um salão de beleza da família – a matriz da empresa, localizada na Rua da Consolação em São Paulo, cresceu rapidamente e hoje conta com 8.000m2 e mais de 70 vendedores.

Além da loja no centro da iluminação paulistana, a marca possui mais três lojas: ABC Paulista, Campinas e Shopping Lar Center, além de um e-commerce.
A Lustres Yamamura conta com mais de 50 fornecedores, entre eles: Phillips e Osram. que garantem mais de 50 lançamentos por ano.

Lustres Yamamura

www.yamamura.com.br

Arte do Vime

Tudo começou em 1946, com a paixão de Albino Saccaro pela arte do vime, produzindo cestos e empalhando garrafões de vinho. Uma antiga tradição italiana que inspirou o desenvolvimento dos produtos e com o passar do tempo influenciou a produção e o investimento no setor moveleiro, que conquistaram o mercado não só pelo design, mas também pelo contínuo processo de aprimoramento.

O design autoral veio mais tarde, em 1986, com a colaboração dos arquitetos Ana Revello Vazquez e Renato Solio, que avaliaram os produtos dando um novo olhar para o uso prático dos móveis, adotando novos critérios técnicos comerciais e estéticos. Roque Frizzo chegou logo depois, em 1990, e ajudou a consagrar a Saccaro, como referência na criação de móveis com DNA brasileiro e um toque artesanal.

Atualmente, 300 colaboradores integram o time Saccaro e produzem em torno de 700 itens por dia, somando uma média de seis mil produtos por mês, no polo industrial de 100 mil m², em Caxias do Sul.

A marca conta com um mix completo de mobiliário residencial e comercial, indoor, outdoor e in shade, nova forma de denominar móveis que possuem as características indoor e outdoor simultaneamente. Toda a rede de lojas segue o conceito Design Habitat, criado com a missão de traduzir por meio da experiência, os desejos dos consumidores.

Saccaro
www.saccaro.com.br

Sustentabilidade em Foco

A Santa Luzia, marca com 75 anos de história é líder no mercado e conhecida por apresentar produtos e conceitos de design, que unem praticidade, durabilidade e preocupação com meio ambiente. Fundada por João Effting, a empresa nasceu como uma fábrica de espelhos em Braço do Norte (SC) e hoje é uma das principais fabricantes de produtos voltados a construção civil, arquitetura e decoração interna e externa.

A partir da vontade de revolucionar a produção, que surgiu das exigências ecológicas de um mercado cada vez mais competitivo, que não queria mais ver madeira desperdiçada na produção de molduras, rodapés e acabamentos, a Santa Luzia desenvolveu um processo que culminou na substituição de cerca de 98% da matéria-prima utilizada pela empresa.
Para substituir a madeira, a Santa Luzia criou um processo de compactação de resíduos de EPS – ou isopor -, o que viabiliza a logística de captação desse material. A partir do poliuretano ou do poliestireno reciclados (que são uma espécie de plástico), a empresa produz perfis, molduras, revestimentos de pisos e paredes, com foco em alto padrão de qualidade, durabilidade, e na minimização de impactos no meio ambiente.
Hoje a empresa alia sua expertise artesanal em molduraria com processos industriais inovadores de reciclagem de resíduos. A marca aposta no ciclo do bem, ou seja, dá o destino correto para cerca de 10% dos Poliestireno e Poliuretano.

Santa Luzia

www.santaluziamolduras.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo