Sobre a empada alentejana de javali:
Trata-se de um prato típico da culinária alentejana que traz uma experiência única aos apreciadores da iguaria. Rico em sabor, o prato feito com carne de javali, foge das tradicionais receitas encontradas na gastronomia brasileira, se tornando uma ótima opção para quem deseja celebrar a Páscoa com uma receita ímpar, fora dos tradicionais assados preparados na ocasião.
Preparado com cogumelos selvagens, alho, salsa, manjericão e pimenta, entre outros ingredientes, no preparo, a carne de javali é marinada no vinho e algumas especiarias para deixá-la ainda mais tenra e saborosa. O prato final fica ainda mais agradável se acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor que dão um toque mágico no paladar. Ah, mas não esqueça de um bom vinho (alentejano, claro!), para uma excelente experiência ímpar e um bom equilíbrio de sabores.
De acordo com Vinhos do Alentejo, o prato típico português, originário da região do Alentejo, harmoniza muito bem com os seguintes vinhos:
Herdade da Luz – Uvas: Trincadeira, Aragonez e Syrah safra 2007,
Fonte da Serrana – Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional,
Terra d´ Alter – Uva: Alfrocheiro,
Monte Velho – Uva: Trincadeira, Aragonez e Touriga nacional, Syrah
Paulo Laureano – Uva: Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro,
Ingredientes:
- 1 kg de perna de javali
- 200 g de cogumelos selvagens
- 2 cebolas medias
- 4 dentes de alho
- Salsa
- Manjerona
- Tomilho
- Louro
- Azeite e Sal
- Mistura de Pimentas
- Vinho Tinto
Modo de preparo:
Deixe a carne de molho durante 24 horas com água e vinho (branco e tinto) em partes iguais e também todos os temperos. Passado esse tempo, leve a carne a cozinhar nesta marinada e, depois de fria, desfie-a e reserve-a.
Faça um refogado com o azeite, cebola e alho. Depois de dourar, coloque a carne reservada, os cogumelos lavados e laminados, os temperos e um pouco de farinha de trigo para dar liga até virar um creme.
Prepare uma massa para empada, forre uma torteira com ela e, em seguida, ponha o recheio. Logo após, tape a forma com o resto da massa.
Coloque ao forno a 180 graus durante 35 minutos
Sirva a empada em fatias acompanhada com salada de alface com tomates ou ainda legumes à vapor. Pode-se utilizar também uma laranja na decoração.
SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt.