Um caminhão totalmente autônomo, não há sequer uma cabine, o espaço existe “apenas” para o transporte de cargas. O visual? Totalmente futurista e a ausência de um vidro dianteiro dá conta de que esse não é um veículo qualquer. Cena da Matrix? Ou fruto da imaginação dos Jetsons? Nada disso. O Einride será realidade nas ruas de Estolcomo, na Suécia ainda em 2018.
Trata-se de um veículo para transporte de cargas que poderá rodar até 200 km para fazer entregas. “Um pouco antes do final deste ano, os primeiros modelos irão rodar em testes na Suécia. E assim como os demais veículos autônomos, a produção em série começa em 2020”, conta o engenheiro Tomas Ohlson.
O Enride está exposto na GPU, conferência de tecnologia organizada pela Nvidia em San Jose, na Califórnia. O modelo chama atenção pelo visual futurista, já que é dotado apenas de um gigantesco baú capaz de transportar até 18 toneladas de carga.
“Nossa ideia não é vender o caminhão em si, mas o serviço de transporte de cargas. Ofereceremos o frete para várias empresas e nós mesmo fazemos esse transporte” explica Tomas. O modelo, que é 100% elétrico, tem uma autonomia de até 200 km. “Durante os testes deste ano na Suécia, o serviço de frete já estará funcionando normalmente para nossos primeiros clientes”, diz o engenheiro. O modelo é dotado do Nvidia Drive, um software capaz de processar dados em tempo real vindo de radares, câmeras e sensores de um carro autônomo.
O equipamento é o mesmo utilizado por várias outras montadoras em seus veículos de teste autônomos, como Ford, Toyota e BMW.