Os produtores rurais independentes de Mato Grosso do Sul vão se juntar aos mais de 10 mil produtores do Brasil, no chamado “Abril Verde e Amarelo – Funrural não, Securitização Sim!”, que ocorrerá no dia 4 de abril, em frente ao Congresso Federal, em Brasília.
Dois ônibus com 45 pessoas, cada, sairão da Praça do Rádio, às 18h do dia 3, para seguir em caravana para a capital federal. Ainda há mais um veículo com vagas disponíveis.
O protesto servirá como cobrança em relação à dívida retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, o Funrural, também para pedir a securitização das dívidas do agronegócio e a exigir o fim do Estado Policialesco e Confiscatório.
“O Agro vem sofrendo com a soberba do estado policialesco sobre a atividade. Não aceitamos mais essa situação de intromissão diária para nos atrapalhar, insegurança jurídica, burocratização, oneração, pagamos a manutenção de uma estrutura para nos atrapalhar”, disse um dos integrantes do movimento, Júlio Nunes.
Julgamento – A ida à Brasília também servirá para os grupos acompanharem o julgamento do Habeas Corpus do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os movimentos rurais também pedem que a conclusão da votação seja por rejeitar o pedido da defesa e a prisão do petista.