Barilla implanta horta e oficinas de educação alimentar no Instituto Chefs Especiais

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Aconteceu no dia quatro de abril a inauguração do novo projeto da Barilla, líder mundial na fabricação de massas, que promove oficinas de educação alimentar em horta implantada no Instituto Chefs Especiais. Trata-se de uma causa social para promover a inclusão e a socialização de pessoas com Síndrome de Down por meio da gastronomia, atendendo 300 alunos gratuitamente a cada ano.

A horta conta com a parceria do Pé de Feijão, projeto social que atua na agricultura urbana. O objetivo dessa ação é transformar a horta em um espaço de educação alimentar, oferecendo oficinas de gastronomia e dicas de cultivo, tendo todo mês um tema diferente para ser discutido nesse ambiente. A horta será utilizada tanto pelas pessoas atendidas nos Chefs Especiais, quanto para a comunidade em geral, contribuindo para um ambiente pautado pela diversidade. Além das oficinas, todo o dinheiro do plantio será revertido para as famílias dos Chefs Especiais.

O evento de inauguração teve a presença do Jean Pierre Conte (presidente Américas) e Thalita Erickson (diretora-jurídico Américas) e ex-Diretora Global de Diversidade e Inclusão, que entre 2013 e 2016 liderou a implementação de um programa extensivo de diversidade e inclusão.

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A ação também está sustentada pelos conceitos-chave principais da Barilla: “Good for you. Good for the planet” que propaga o consumo consciente e sustentável, valorizando os recursos naturais e “Good for the Communities” que atua em causas de interesse de toda a comunidade, como a Diversidade e a Inclusão e ainda questões de combate à pobreza e fome no mundo, entre outras.

“Em todos os países onde estamos presentes, trabalhamos para promover a diversidade, inclusão, consumo consciente e sustentável como valores que compactuamos nos aspectos pessoal e corporativo. Acreditamos que esse é o melhor caminho para uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa às diferenças”, declara Fabiana Araújo, gerente de Marketing da Barilla.

“A parceria com uma marca consagrada como a Barilla fortalece, cada vez mais, o trabalho que o Instituto realiza há 12 anos. Chefs Especiais preza o diferente em todos os seus sentidos e ter uma horta orgânica, tratada com compostagem produzida no próprio local e poder fazer com que os nossos participantes atuem diretamente com essa realidade é gratificante, sem contar que um grupo está sendo preparado para multiplicar conhecimentos aos colegas, além de aprenderem a gerar renda para suas casas”, destaca Simone Lozano, fundadora e Presidente da Instituição Chefs Especiais.

Segundo Luisa Haddad, Head do Pé de Feijão, “O processo de plantio permite às pessoas se reconectarem, entendendo melhor o tempo e trabalho investidos até o alimento chegar na nossa mesa. Uma alimentação saudável está intimamente ligada ao conhecimento do que de fato estamos comendo. E ampliando isso, comer bem se torna mais fácil, com inúmeras possibilidades”, comenta.

A marca já havia trabalhado no ano passado com o Instituto na ação Pasta do Bem que consistia em doar R$1,00 de cada produto da linha Grano Duro, comercializado nas lojas participantes, para os Chef Especiais.

Conheça a Barilla:

A Barilla é a maior fabricante de massas do mundo. De origem italiana, está presente nos principais países do mundo e completa 141 anos de história em 2018. Atua sob dois conceitos-chave principais: “Good for you. Good for the planet” (consumo consciente e sustentável, valorizando os recursos naturais) e “Diversidade e Inclusão”(ações interna e externa em prol da igualdade entre gêneros, raça, orientação sexual, limitações físicas e todas as possíveis).

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