Edifícios de instituições públicas recebem iluminação com a cor do Abril Verde

Campanha alerta para a necessidade de reduzir os números de acidentes de trabalho no Brasil

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Os três edifícios do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), localizados em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, encontram-se durante todo o mês de abril iluminados em apoio à campanha Abril Verde, que alerta sobre a importância de criar uma cultura de prevenção a acidentes de trabalho.

Além do MPT-MS, a iluminação alcança outras instituições públicas, como o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS), o Fórum Trabalhista de Campo Grande, a Câmara Municipal de Campo Grande, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

As fachadas do Obelisco de Campo Grande, da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, assim como a torre da TV Morena (afiliada à Rede Globo) e o paliteiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também foram iluminados de verde. No município de Dourados, interior do Estado, refletores clareiam a Gerência Regional do Trabalho e o Fórum Trabalhista. A Vara do Trabalho de Amambai também foi iluminada em adesão ao movimento.

“A esperança é que haja conscientização e isso reduza os acidentes de trabalho. Estudos apontam que a maioria dos acidentes poderia ser evitada com medidas simples e baratas que impediriam lacerações e mortes”, esclarece o procurador-chefe do MPT-MS Leontino Ferreira de Lima Junior.

Para o juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva, “apesar de abril ser um mês especial, a prevenção quanto aos acidentes de trabalho no Brasil deve ser constituída de ações permanentes, que sensibilizem a população, empregados e empregadores em geral”.

Novas ações

Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Estadual e Municipal – realizam ação de conscientização em obra de um edifício na Rua Nova Era, no Jardim Bela Vista, em Campo Grande.

Já no dia 27 de abril, será realizado o Seminário em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, no TRT-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O Movimento Abril Verde alerta para a necessidade de reverter o grave quadro da segurança do trabalho no Brasil. Segundo dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil – em 2014 foram 704 mil –, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.

Entre 2012 e 2017, foram registrados em Mato Grosso do Sul quase 28 mil afastamentos motivados por acidentes de trabalho, que geraram despesa previdenciária superior a R$ 233 milhões e mais de 5 milhões de dias perdidos de trabalho.

Fontes: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo