Gasto no Private Label administrado pela DMCard cresce 37,5 % no primeiro trimestre de 2018

Além da força do cartão de loja, resultados também mostram que o período da Páscoa foi quase tão bom para o setor supermercadista quanto as vendas durante as festas de fim de ano.

Foto: Divulgação

A movimentação nos cartões private label, administrados pela DMCard, registraram, no primeiro trimestre de 2018, um crescimento bastante expressivo de 37,5 %, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Como uma das líderes desse mercado no segmento supermercadista, os resultados financeiros do grupo mostram o poder do cartão de marca própria no varejo brasileiro para o varejista e para o poder de compra do consumidor. Além disso, os números apontam para um fenômeno importante, o período que antecede a Páscoa teve resultados de aumento nas vendas em níveis parecidos com os das festas de fim de ano, em dezembro.

“Nosso crescimento médio nos últimos 4 anos tem sido de 30%, sendo que, em 2017, movimentamos um recorde de R$ 1,3 bilhão nos cartões de nossos varejistas parceiros”, recorda Denis César Correia, Diretor Executivo da DMCard. “Recebemos com satisfação os resultados do primeiro trimestre que aponta que vamos continuar em um ritmo ascendente de crescimento e alcançando um novo recorde. Nossa projeção para 2018 é encerrar o ano movimentando R$ 1,8 bilhão”, conta o executivo.

Trimestre histórico para a DMCard

Os primeiros meses do ano foram bastante positivos e intensos para a DMCard. O crescimento de 37,5% significa que, no período, foram movimentados R$ 401,5 milhões nos cartões administrados pelo grupo. O que também significa um recorde para o montante movimentado em um trimestre.

Em contrapartida, o ticket médio teve uma leve queda de 4,4%. No primeiro trimestre de 2017 o valor foi de R$ 130,82, já, no mesmo período de 2018, foi de R$ 125,06. Correia explica o que pode indicar essa diferença, “observando que o período teve um aumento significativo nos gastos, podemos concluir que tivemos um número maior de pessoas utilizando o cartão da loja como forma de pagamento, porém, reduzindo seu gasto por compra. O número de pagamentos realizados com o cartão de marca própria cresceu 40% nestes três primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano anteior.”

Foi também no início de 2018, mais precisamente em fevereiro, que a DMCard registrou a marca de dois milhões de cartões de marca própria emitidos aos consumidores de seus parceiros, que se concentram no varejo supermercadista e de materiais de construção.

Vendas de páscoa alcançam as de natal no setor supermercadista

A análise dos resultados financeiros da DMCard trouxe à tona outro fenômeno que merece atenção, principalmente dos executivos desse setor. Neste ano, a Páscoa foi celebrada no dia 1 abril. O mês de março, véspera da data comemorativa, teve uma movimentação atípica de R$ 151 milhões. Um montante apenas 2% inferior ao alcançado no mês de dezembro de 2017, que foi de R$ 154 milhões.

O valor movimentado no mês de março deste ano fica abaixo, e muito pouco, apenas de dezembro do ano passado. O gasto é maior quando comparado a qualquer um dos outros onze meses de 2017. “Isso comprova que a Páscoa é um período tão importante quanto o Natal para o setor supermercadista e o fato deve ser observado com muita atenção nas estratégicas de marketing”, recomenda o Diretor Executivo da DMCard.

Alguns varejistas já estão atentos a este comportamento do consumidor e para alavancar as vendas de março utilizaram algumas ferramentas, uma delas foi o parcelamento no cartão de loja. A DMCard recebeu diversas solicitações de redes parceiras para oferecerem o benefício apenas nesse período. E essa não é uma solicitação comum ao negócio. “A primeira vez que recebemos pedidos para oferecer parcelamento de compras nos cartões de marca própria apenas para um período específico foi na Páscoa de 2016, e o curioso é que nem no Natal isso se repete”, conta Correia

Sobre a DMCard

A DMCard é uma administradora de cartões private label que nasceu em 2002, em São José dos Campos, interior de São Paulo. A empresa viabiliza à redes de supermercados e de materiais de construção, a possibilidade de oferecerem aos seus consumidores um cartão de crédito de marca própria que, além de aumentar as vendas, fideliza seus clientes.

O grupo nasceu de uma pequena operação de cartões de fidelidade de uma rede varejista. Denis César Correia, Diretor Executivo da empresa, explica o sucesso e os diferencias da DMCard: “Somos uma empresa especialista em varejo, por isso podemos atender às necessidades específicas do segmento”.

A DMCard possui uma completa e integrada estrutura de administração e processamento de operações, e atua em diversas regiões do Brasil. A empresa já ultrapassou a marca de 2 milhões de cartões emitidos para mais de 250 redes e 2.000 lojas, incluindo Sonda, Cobal, Barbosa, Spani, Semar, Royal, Unissul, Docelar, Joanin, Simpatia e Ricoy. A DMCard também foi responsável pela realização do 1º SuperFórum, o maior evento pós-NRF do Brasil e o único destinado ao segmento supermercadista.

Faz parte do grupo DMCard, a Winover, empresa de cobranças.

www.dmcard.com.br

www.primeirosuperforum.com.br

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