Confinar 2018: Com movimentação anual de 18 mil cabeças, cooperativa do Paraná pode servir de exemplo para MS

Palestrante do MS apresentará um modelo de sucesso do Paraná

No Paraná tem um modelo de negócio que tem dado certo na pecuária de corte: o cooperativismo. Em 2005, por exemplo, nasceu no Estado vizinho a cooperativa Maria Macia. A trajetória dessa iniciativa será apresentada durante o Confinar 2018 – evento, promovido pela Beef Tec, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

A palestra ‘Cooperar para melhorar a rentabilidade: a história da cooperativa Maria Macia’, será ministrada pelo administrador e produtor rural, Paulo Emilio Fernandes Prohmann. “Começamos com apenas 4 produtores rurais e hoje temos mais de 150 cooperados. Nossa movimentação é de 18 mil animais ao ano, de cabeças com padrão de sobrepeso”, explica.

Segundo Prohmann, o sistema de cooperativismo vai além dos benefícios com a venda dos animais. “Temos tido resultados positivos, realizamos, com preço melhor, a aquisição de insumos e medicamentos. É o poder da força do grupo”.

Além disso, o palestrante destaca que, unidos, o grupo consegue trazer ao Estado eventos como dias de campo, treinamentos e palestras. “Com isso, conseguimos melhorar a parte técnica dentro da porteira”. A cooperativa Maria Macia foi oficializada em2008.

Entre os obstáculos, Prohmann destaca uma eventualidade ocorrida em 2011. “Naquele ano tivemos dificuldades, uma verdadeira crise com o comércio. Tudo isso porque para trabalhar em forma de cooperativa não temos uma fórmula para seguir. Quase fechamos! Mas tudo foi superado”.

Por fim, o especialista aposta no sucesso nacional do sistema de cooperativismo: “Paraná tem várias cooperativas pecuárias. Este é um modelo a ser expandido para outras praças produtoras, como Mato Grosso do Sul”.

Sobre o evento – Mercado, integração, produção e sustentabilidade, estes são temas que serão tratados durante a 7ª edição do Confinar, simpósio agropecuário, considerado um dos principais eventos do setor, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Campo Grande/MS.

O evento tratará de temáticas que abrangem todos os elos da cadeira produtiva, além da apresentação de novas tecnologias a favor da pecuária de corte.

Realizado pela Beef Tec, a iniciativa tem como finalidade unir agentes do meio rural, da agroindústria, estudantes e profissionais do setor. O Confinar é organizado pela Company Eventos. A empresa responsável pela comunicação do simpósio é Agro Agência Assessoria.

Fonte: Agro Agência Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo