Pela primeira vez, Mané Garrincha sedia jogo de futebol para pessoas com problemas auditivos. Inscrições estão abertas

Taça Cochlear será no dia 10 de junho. Evento promove inclusão social entre pessoas com audição comprometida, familiares e profissionais.

Foto: Divulgação

Futebol é sinônimo de paixão nacional, mas, também uma grande oportunidade de inclusão social. Pensando nisso, no próximo dia 10 de junho, a partir das 09h, quem tem algum tipo de perda auditiva ou convive com pessoas que tenham a condição, terá uma chance de se divertir e saber mais sobre as tecnologias disponíveis para auxiliar na melhoria da audição.

A poucos dias do início da Copa do Mundo, a 2ª Taça Cochlear de Futebol no Brasil, primeira vez em Brasília, que é um evento 100% gratuito promovido pela Cochlear, em parceria com a Opimed Saúde, é uma ótima opção para a família curtir em um programa diferente e já entrar no clima futebolístico. Haverá um jogo oficial entre usuários de implantes auditivos e possíveis candidatos a implante em clima de alegria e descontração, no estádio Mané Garrincha.

Foto: Divulgação

A ideia do projeto veio a partir da necessidade de levar qualidade de vida às pessoas que sofrem com alguma deficiência auditiva, já que é um problema de saúde pública. Segundo um estudo apresentado em março deste ano pela Organização Mundial da Saúde, no mundo, 360.000.000 de pessoas tem perda de audição, sendo 238 milhões de adultos e 32 milhões de crianças. Um dado alarmante mostra ainda que há expectativa de que em 2050 este número saltará para 900.000.000. Neste sentido, o fato de não abordar os problemas auditivos custa aos países por volta de US$ 750 bilhões por ano em custos diretos de saúde e perda de produtividade.

A escolha de Brasília para esta segunda edição do projeto não foi à toa. Segundo Bruna Rainer, coordenadora de fonoaudiologia da Opimed –Brasília, a escolha aconteceu por ser a cidade com maior representatividade na região Centro-Oeste, além de ser um espelho para outras localidades do país. “Com o crescimento de pessoas que usam e que se interessam pela tecnologia na cidade, vimos que o evento é uma ótima forma para integrarmos os dois mundos: pessoas que já se adaptaram à tecnologia dos implantes e aquelas que sentem interesse em melhorar de vida ou mesmo aquelas que têm pouca informação sobre o assunto, e querem ter uma forma de socializar melhor. Teremos ainda o apoio da APAC – Associação de Pais de Alunos do CEAl (Centro Educacional de Audição e Linguagem Luduvico Pavoni) “, explica Bruna Rainer.

Foto: Divulgação

Para a consultora Viviane Botelho da Cochlear no Brasil, o que poucas pessoas sabem é que problemas auditivos afetam a comunicação e podem contribuir para o isolamento social, ansiedade, depressão e declínio cognitivo. “O objetivo do evento é mostrar a possibilidade de outros métodos existentes para melhorar a audição sem ser pelos métodos cirúrgicos. Esta informação será entregue aos presentes de uma forma divertida e interativa, já que poderão estar frente a frente com usuários de implantes e ver pessoalmente como é possível voltar a ouvir”, esclarece Viviane Botelho.

Com vagas ilimitadas, os interessados a participar do jogo e acompanhantes devem se inscrever até o dia 09 de junho no site www.tacacochlear.com.br. Além de medalhas para os vencedores, haverá sorteios de acessórios e distribuição de brindes para os presentes no evento. Haverá ainda estações de informação com uma equipe técnica especializada, como fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas para tirar dúvidas e mostrar novidades na área. A 2ª Taça Cochlear de Futebol será realizada simultaneamente em mais cinco cidades: Florianópolis, Londrina, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Vitória.

Foto: Divulgação

2ª TAÇA COCHLEAR DE FUTEBOL – 1ª EDIÇÃO BRASÍLIA

Data: 10 de junho

Horário: a partir das 09h

Local: Estádio Mané Garrincha – SRPN – Asa Norte, Brasília – DF

Informações: www.tacacoachlear.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo