Dançar é uma ótima opção de atividade física. Além de divertida e socializadora, a prática é capaz de ajudar na perda calórica, diminuição dos níveis de estresse, aumento da sensação de bem-estar, além de contribuir para o condicionamento muscular, melhorar alongamento, flexibilidade, concentração e coordenação motora, entre outros benefícios ligados diretamente à atividade cerebral.
Aprender uma coreografia, decorar passos e sequências e se equilibrar entre um bailado e outro ao ritmo da música é extremamente benéfico para a memória. “É um exercício para o cérebro. Promove a melhora cardiorrespiratória, o aumento da circulação sanguínea, auxilia a manter a pressão arterial controlada e, o principal, libera endorfina. Por isso, é uma grande terapia”, afirma Fernando Saraiva, professor de dinâmica corporal do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande Sul, local que promoverá uma semana toda dedicada aos mais diversos ritmos. Entre os estilos a serem trabalhados estão samba, sertanejos, pop, bem como músicas regionais e hits do momento.
De 24 de junho a 01 de julho, os hóspedes do Kurotel poderão contar com uma programação diferenciada focada em dinâmicas corporais com base nas benesses que a consciência corporal rítmica traz para a saúde como um todo: física e mentalmente. “Quem dança trabalha sua socialização, combate a timidez, aumenta sua autoestima e a disposição para enfrentar as dificuldades do dia a dia. É um exercício que interliga mente e corpo”, conta o professor que, há 20 anos, realiza este trabalho no Kurotel e destaca o papel fundamental da dança na melhora da postura (por conta do trabalho que faz nos membros inferiores) e na luta contra a depressão.