No começo do ano, o engenheiro de petróleo Luciano do Couto, de Niterói (Rio de Janeiro), decidiu trocar seu Honda Civic 2014 por um carro mais prático e com o seguro mais em conta. Acabou escolhendo o Volkswagen up! TSI, com motor 1.0 turbo flex. Até o momento, ele tem achado o carro muito econômico em diversos sentidos, mas acredita que o acabamento deixa a desejar. Confira a opinião completa de Luciano sobre o compacto.
Quando você comprou? Quanto tempo demorou para receber?
Comprei o veículo em Janeiro/2018. Demorei 15 dias úteis para receber, devido aos trâmites com a transferência na concessionária .
Qual versão você comprou e por quê?
Comprei a versão Connect TSI por ser umas das mais completas e ser um lançamento da linha 2018.
Qual carro você tinha antes e quais são as principais diferenças em relação ao up!?
Eu tinha um Honda Civic LXR 2014 com motor 2.0 e câmbio automático. As principais diferenças entre o Civic e o up! são: conforto ao dirigir, acabamento mais sofisticado, câmbio automático e os baixos custos com manutenção.
Você se interessou por outros modelos? O que pesou na decisão final?
Sim. Fiquei interessado pelo VW Fox versão Extreme, porém o custo benefício foi o que mais pesou para o up! TSI Connect.
Instalou algum acessório ou opcional?
Até o momento instalei lâmpadas super brancas e laser nas milhas e nos faróis. Também coloquei um filtro esportivo inbox e instalei os vidros elétricos traseiros na concessionária.
Como foi o atendimento na concessionária?
O atendimento na concessionária foi razoável, tive problemas com algumas questões de transferência do veículo, o que me custou em 15 dias úteis.
Quanto pagou no carro? Teve desconto ou brindes na negociação?
Paguei R$ 49.990 e na negociação consegui a revisão de 10.000 km de graça.
Quantos quilômetros já rodou?
Hoje, o veículo está com 17.000 km rodados.
Abastece com qual combustível? Qual a média de consumo entre cidade e estrada?
Abasteço com gasolina aditivada, e a média de consumo está beirando os 16km/l.
O carro apresentou algum tipo de problema?
Até o momento não apresentou nenhum problema.
Pontos positivos
Economia de combustível, seguro e IPVA baixos, pouca visibilidade para roubo, de acordo com cenário atual, e painel atrativo.
Pontos negativos
Acabamento de plástico frágil (nas portas), não possui vidro elétrico traseiro de fábrica, colocar três pessoas atrás fica bem apertado e a chave reserva não é canivete. São fatos que para um veículo que hoje beiram os R$ 50.000, o Volkswagen deixa a desejar demais.