O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove nesta quarta-feira (02/09), em Campo Grande/MS, um Encontro Nacional dos Superintendentes Regionais da entidade para apresentar a estratégia de adesão dos Estados à Assistência Técnica e Gerencial da entidade e o lançamento de um fórum e itinerante de debate sobre o tema no Brasil.
Nesta quarta-feira, os Superintendentes Regionais do Senar, acompanhados pelo, também vão conhecer a realidade de duas propriedades atendidas por projetos de assistência técnica do Senar /MS – Mais Leite e Hortifruti Legal.
O programa Mais leite teve início em 2014 com 516 pequenos e médios produtores atendidos em 16 municípios do Estado. O objetivo foi incrementar a produção da cadeia leiteira sul-mato-grossense e orientar o público que carecia de recursos, para melhorar o nível de tecnificação e manejo do sistema produtivo. De janeiro a julho deste ano, a meta do ano inteiro foi superada, registrando um aumento de quase 50% no número de produtores atendidos. Atualmente participam 744 famílias em 20 municípios de Mato Grosso do Sul.
O Senar /MS trabalha, ainda com outros programas de Assistência Técnica e Gerencial: Mais Floresta, Mais Inovação (recuperação de pastagens degradadas), Piscicultura e Mamona.
O Senar criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à produção assistida e às novas tecnologias. A Assistência Técnica do SENAR é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. Dezoito Estados já desenvolvem o modelo, atendendo em torno de 15 mil produtores rurais.
Encontro Nacional de Superintendentes do Senar
Dia: 03/09
Horário: 8h
Local: Embrapa Gado de Corte, Av. Rádio Maia, 830 – Vila Popular, Campo Grande
Visita às propriedades
Dia: 03/09
Horário: 14h
Local: Terenos