Sicredi apoia Dia C com ações que colaboram com a comunidade

Dia de Cooperar, celebrado em 30 de junho, promoverá iniciativas de cunho social nas comunidades onde atua a instituição financeira cooperativa.

Por mais um ano, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões se associados –, apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data considera ações de responsabilidade social dos 13 ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o de cooperativismo de crédito, que transformam a realidade das comunidades por meio da prestação de serviços. Em 2018, as celebrações do Dia C completam cinco anos de atuação nacional e fazem parte da agenda estratégica do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

Este ano, o Dia de Cooperar (Dia C) será realizado em 30 de junho, e os voluntários contarão com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, ações em saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Foto: Divulgação

As iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Só no ano passado, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas de quase 1,6 mil cooperativas, realizadas em todas as regiões do País, por mais de 120 mil voluntários.

Presente em 22 estados e no Distrito Federal e com mais de 23 mil colaboradores, atuando em mais de 1.200 municípios, o Sicredi utilizará a sua rede e seu relacionamento próximo às comunidades para realizar ações como oficinas sobre gestão financeira, encenações teatrais e prestação de serviços em geral. Até o momento, a instituição financeira cooperativa tem mais de 200 iniciativas cadastradas para esta edição do Dia de Cooperar.

No Mato Grosso do Sul não é diferente, a celebração desse movimento ocorre em Campo Grande, no Parque Ecológico, a partir das 13h. A Sicredi Campo Grande e a Sicredi União MS/TO juntas realizarão ações como a Barraca da Educação Financeira, onde as crianças terão um resumo da importância da “Felicidade Momentânea” e da “Felicidade Duradoura”, e sairão da palestra com dinheiro (fictício) em mãos e terão acesso ao ARMAZÉM SICREDI, onde poderão adquirir desde Algodão doce, cachorro-quente, pé de moleque, pirulitos, pipas, carrinhos, bolas, dentre outros brinquedos. Essa ação tem o intuito de melhorar o entendimento da utilização do dinheiro.

Também ocorrerá a palestra de Cooperação e Solidariedade, na “barraca de Doação de roupas e calçados”, para famílias que necessitem destes donativos. Além de orientações sobre o cooperativismo para mulheres e contação de histórias para crianças, de forma lúdica, com fantoches, para ensinar os “pequenos” sobre cooperativismo. Esse enredo traz um paralelo com a Copa do Mundo, com esse engajamento mostrando a importância do trabalho em grupo e da colaboração de todos no trabalho.

Em Dourados, com o apoio da Sicredi Centro-Sul MS, a entidade Lar Renascer, que oferece acolhimento provisório, proteção integral e o suprimento das necessidades básicas para adolescentes entre 12 anos a 17 anos e 11 meses, do sexo feminino, receberá um lanche com a entrega de itens necessários para uma melhor qualidade no serviço prestado pela entidade, como Sofá, Geladeira, Máquina de Lavar, Micro-ondas, Ventiladores, Televisão 49”, Armários de Aço, DVD, Parabólica, Tapete e Almofadas e Kit beleza.

Nas cidades de São Gabriel do Oeste, na Escola Dorcelina Folador e no Parque Ecológico Águas do Guarani e Três Lagoas, na Praça Senador Ramez Tebet também haverá ações de atendimento a comunidade com o apoio do Sicredi.

O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Mais informações estão disponíveis pelo site diac.somoscooperativismo..coop.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo