Uma sociedade sustentável é caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre produtividade e preservação dos recursos naturais e, ainda, entre o viés econômico e o social. Nas cooperativas, há mais de 200 anos isso já é uma realidade. É por isso que o primeiro sábado do mês de julho é sempre dedicado a celebrar a contribuição desse modelo econômico para o fortalecimento das nações ao redor do mundo. É por isso que, no próximo sábado (7/7), mais de 100 países, dentre eles o Brasil, celebrarão o Dia Internacional do Cooperativismo.
Todos os anos, a celebração é pautada por um tema global definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade de representação desse modelo econômico em nível global e da qual o Brasil faz parte, por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Assim, neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo celebra o tema “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”, mostrando à sociedade o papel transformador das cooperativas que, dia após dia, atuam na construção de um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
No Brasil, a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo começou no sábado, dia 30 de junho, com uma programação intensa e que envolveu ações simultâneas em mais de 400 cidades do país, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030.
“Nós celebramos, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, o Dia de Cooperar, um movimento verde e amarelo de dedicação ao próximo. O Dia C, como o chamamos, representa todo o esforço das cooperativas brasileiras em realizar, com suas parcerias, iniciativas voluntárias, duradouras e com grande impacto transformador na vida das pessoas que residem no entorno delas. Essas iniciativas ocorrem ao longo de todo o ano. Nós sabemos que atitudes simples movem o mundo, por isso, fazemos essa dupla celebração”, comenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.
FORÇA DO COOPERATIVISMO
- Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI):
- Mais de 100 países já praticam o cooperativismo;
- Mais de 1 bilhão de pessoas já aderiram ao movimento cooperativista;
- Mais de 250 milhões de empregos gerados;
- Reúne 2,6 milhões de cooperativas;
- Mais de US$ 3 trilhões em receitas anuais;
- 1 em cada 7 pessoas no mundo está associada a uma cooperativa;
- 92% da exploração mineral na Bolívia é feita por cooperativas;
- A maior rede bancária da França, o Credit Agricole, é uma cooperativa e detém 59 milhões de clientes e 24% do mercado francês;
- 80% de todos os fertilizantes produzidos na Índia vem de cooperativas;
- A maior rede de supermercados de Israel é uma cooperativa;
- 92% de todo alimento produzido no Japão vem de um cooperado;
- 98% da produção de leite da Nova Zelândia é feita por cooperativas;
- 95% da produção de leite do México é feita por cooperativas.
NO BRASIL
O cooperativismo está presente em todo o país, gerando oportunidades de inserção econômica e social a milhares de brasileiros – é um modelo de negócios empreendedor, diferenciado, que visa especialmente à qualidade de vida dos cooperados, seus familiares e empregados de cooperativas. Atualmente, 6.655 mil cooperativas estão registradas na OCB, congregando 13,2 milhões de cooperados e gerando 378,2 mil empregos diretos.
NO MATO GROSSO DO SUL
Aqui no MS são 107 cooperativas registradas na OCB/MS, com mais de 200 mil cooperados, gerando cerca de 7 mil empregos diretos.
Fonte: Sistema OCB