Boa Compra de Usado – Honda Civic Exr 2.0 2013-2014

Equipado com motor 2.0 flex e câmbio automático, o modelo tem bons itens, mas a desvalorização é elevada

Honda Civic EXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

Honda Civic EXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

O Honda Civic é um medalhão do mercado de usados e pode ser encontrado em todas versões. Algumas são mais desejadas do que outras, claro, e ficamos curiosos se o EXR 2.0 2013/2014 seria uma dessas. Afinal, o modelo pode ser encontrado por preços entre R$ 52 mil e R$ 59 mil, valores que mal dão para levar um sedã compacto para casa. Confira se ele é uma boa opção de compra no ponto a ponto.

Desempenho e consumo

A grande novidade do Civic linha 2014 foi justamente o motor 2.0 flex de até 155 cv e 19,5 kgfm de torque a 4.800 rpm. Por mais que toda a força ainda chegasse tarde, o comportamento passou a ser quase esportivo em comparação ao 1.8. Até o câmbio automático de cinco marchas tornou-se mais agradável e já não precisava reter tanto as marchas baixas como antes.

No primeiro teste de pista, o Civic LXR mostrou a evolução. A arrancada de zero a 100 km/h passou a ser cumprida em 9,9 segundos e a retomada de 60 a 100 km/h era despachada em 5,8 s. A frenagem de 80 km/h até a imobilidade percorreu 27,3 metros, uma marca que não chega a ser sensacional.

Honda Civic EXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

Honda Civic EXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

As borboletas no volante e a direção rápida combinam com o ajuste dinâmico dos bons, com suspensão independente nas quatro rodas. O rodar não chega a ser confortável, porém, também não é daqueles que arrancam obturações aos solavancos.

O senão era o consumo muito elevado. A versão cravou 5,6 km/l de etanol e 9,7 km/l na estrada. Pelo menos não havia mais tanquinho auxiliar ou segundo bocal no para-lama dianteiro, cuidado que somente a Honda fez questão de tomar.

Custo-benefício e itens de série

Com 2,67 metros de entre-eixos e assoalho traseiro baixo, o Civic comporta bem quatro adultos altos e uma criança. O porta-malas de 480 litros desta geração era uma evolução e tanto diante do Civic anterior e seus 340 litros, volume de Renault Sandero.

A versão LXR já trazia itens como ar-condicionado, câmera de ré e bancos revestidos de couro, mas somente o EXR trazia airbags laterais, controle eletrônico de estabilidade, teto solar elétrico e central multimídia sensível ao toque. A diferença de preço entre as configurações fica entre R$ 5 mil e R$ 8 mil e pode ser menor se você pesquisar bem.

Honda Civic EXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

Honda Civic EXR 2.0 2013 (Foto: Honda)

Caso você queira economizar e dispensar por sua conta e risco o ESP, o LXR pode ser encontrado com muita facilidade no mercado de usados, pois a configuração mais em conta com motor 2.0 vendeu muito mais.

Vale lembrar que o Civic passou por um facelift leve em 2015 e ficou um pouco mais arrojado na porção frontal, além de ter recebido rodas maiores. Só que você terá que pagar mais caro por isso e talvez fuja muito da sua meta.

Seguro, peças e desvalorização

O seguro de R$ 3.078 é proporcional ao valor do carro e pode variar muito de acordo com o seu perfil. A cesta de peças ficou em R$ 6.167, valor que não chega a ser acessível. Mas foi a desvalorização de 12,6% ao ano que nos pegou de surpresa. O modelo perde menos valor a partir do ano de 2015.

Perfil do seguro: cotações foram feitas pela Limiar Seguros (11 2506-9242) com base no perfil de um homem de 40 anos, casado, morador da zona Sul de SP, sem bônus e c/ franquia reduzida.

Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro do ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor (elemento), jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.

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