A edição 2018 da Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, no significado da sigla em português) terá, mais uma vez, intensa participação do Sicredi. Este ano, a comitiva terá a presença de 113 pessoas, entre dirigentes, executivos e colaboradores que representarão a instituição financeira cooperativa, de 15 a 18 de julho, em Singapura.
Em Singapura, entre os participantes, a comitiva do Sicredi terá o presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock que, em 2016, foi reeleito conselheiro do Woccu até 2018. Também estará presente o presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares
Mato Grosso do Sul também tem representantes, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, está presente, acompanhado pelo presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Régis e do presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, além de conselheiros das cooperativas do Estado.
Na programação do dia 18/7, Manfred Dasenbrock será um dos participantes de um painel sobre “Diversidade”. “A cada edição, o Sicredi tem ampliado sua atuação na Conferência Mundial do Woccu. Isso reflete a importância do evento internacional para nossa instituição, além do compromisso do Sicredi em fazer a diferença nos momentos decisivos do cooperativismo de crédito”, afirma Dasenbrock.
Promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, em sua sigla em inglês), a Conferência Mundial do Woccu ocorre anualmente e tem como foco a abordagem global sobre como melhorar a vida por meio das cooperativas de crédito. A Conferência é o principal evento mundial do segmento.
O Woccu (World Council of Credit Unions) é a associação comercial e agência de desenvolvimento para as cooperativas de crédito em todo o mundo. A entidade oferece programas para fomentar o cooperativismo de crédito entre os parceiros, como o desenvolvimento de redes integradas de negócios, apoio às comunidades em risco, além de promover a reforma legislativa e o desenvolvimento do sistema regulatório. Além disso, o Woccu também atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica a fim de fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance em âmbito mundial.
WYCUP – Durante a conferência, nove colaboradores do Sicredi participarão do World Council Young Credit Union People (WYCUP). Sete deles concorrendo no concurso que premia cinco iniciativas com uma viagem para participação na próxima edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, com todas as despesas pagas. O critério é avaliar os projetos que proporcionam contribuições significativas às suas comunidades e cooperativas de crédito, com potencial de causar um impacto global. Os representantes do Sicredi inscreveram projetos que evidenciam ações focadas na sustentabilidade, inclusão, liderança e educação financeira. Além deles, participarão os dois colaboradores do Sicredi premiados na edição de 2017.
Future Forum – Composto por integrantes das maiores cooperativas de crédito do mundo, o encontro tem como objetivo destacar as tendências do cooperativismo de crédito. Organizados em grupos, os dirigentes escolherão temas para debaterem e, ao final, compartilharão suas conclusões. Entre os representantes do Sicredi, estão: Arnaldo Martim Zalewski, presidente da Cooperativa Sicredi Planalto Gaúcho RS/SC; Luiz Hoflinger, presidente da Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ; Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Sadi Bento Rigotti, presidente da Cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS e Wellington Ferreira, presidente da Cooperativa Sicredi União PR/SP.
As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.