O Volvo S60 foi apresentado recentemente nos Estados Unidos e ainda vai demorar um pouco a desembarcar no Brasil. “O modelo está previsto para desembarcar por volta de agosto do ano que vem”, afirma André Bassetto, gerente de produtos da Volvo Cars do Brasil. De acordo com o executivo, o nicho perde apenas para os SUVs, que seriam responsáveis por cerca de 60% do mercado premium. “A expectativa é boa, pois os sedãs são o segundo segmento mais importante deste mercado premium”, aposta o executivo.
Após uma onda bem-sucedida de lançamentos de SUVs, a marca enxerga a possibilidade de compor volume com os sedãs. O segmento dos três volumes premium é mais tentador do que o das peruas, o que leva a Volvo a apostar mais pesado no S60 do que no V60, cujas vendas já foram iniciadas no Brasil em versão única.
Por isso mesmo, o S60 será importado da nova fábrica de Charleston, Carolina do Sul, em mais configurações e com preço inicial abaixo dos R$ 200 mil. “Serão pelo menos três versões e a importação dos Estados Unidos não será diferente em termos de custo dos Volvos vindos da Europa”, adianta o executivo.
Mesmo sem confirmação oficial, podemos apostar em um T4 de entrada com o motor 2.0 turbo de 190 cv, seguido do T5 Momentum de 252 cv. Eles representarão a maior parte das vendas. Ainda há versões mais fortes como o T6 2.0 de 310 cv e do futuro T8 híbrido, que combina o mesmo motor a outro elétrico para gerar 415 cv.
O que o Volvo S60 tem para se destacar no segmento
“O segmento dos sedãs é bem mais difícil, pois não temos a tradição que temos no Brasil em SUVs. O S60 tem competidores fortes e já estabelecidos, embora alguns não tenham tantos diferenciais atualmente em relação ao nosso modelo”, explica André Bassetto, que aposta que o modelo será o quarto Volvo mais vendido do Brasil, atrás apenas do XC40, XC60 e XC90, na ordem.
Para se estabelecer entre os rivais tradicionais, o S60 terá mais do que a imagem de sedã esportivo ou a nova plataforma SPA. O Volvo aposta em sistemas de condução semiautônomos mais sofisticados do que a média dos rivais. Entre eles, estão o sistema de frenagem automática com detecção de pedestre e controle de cruzeiro adaptativo com esterçamento de volante e manutenção de faixa. São itens que não fazem parte da oferta básica do Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C e que devem estar presentes ou serem acessíveis no S60 de entrada.