Projetos de 20 escolas públicas de seis municípios, em três estados brasileiros, foram escolhidos para receber apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil, como parte do Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável. Os 20 projetos contemplados serão desenvolvidos entre o segundo semestre de 2018 e todo o ano de 2019.
A nova iniciativa internacional do Grupo Arcor, implementada na Argentina, no Brasil e no Chile, tem o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento, execução e gestão de projetos educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território.
A assinatura dos termos de compromisso relativos aos 20 projetos acontece no próximo mês de agosto. Foram escolhidos três projetos de escolas públicas de Rio das Pedras, três de Campinas e três de Bragança Paulista, todos no interior de São Paulo, e mais cinco projetos em Contagem (MG), quatro em Ipojuca (PE) e dois projetos em Cabo de Santo Agostinho (PE).
Os 20 projetos foram escolhidos entre os 48 enviados por escolas públicas dos seis municípios. Oficinas de elaboração de projetos foram realizadas previamente nos seis municípios, com a participação de 239 educadores.
No município de Rio das Pedras receberão apoio do Instituto Arcor Brasil os projetos “Alimentação e ação: receita de escola saudável”, da Escola Municipal Professora. Immaculada Grecco Civolani; “Vida Boa”, da EM Professor. Augusto Elias Salles; e “Alimentação saudável sem sedentarismo: abrace essa ideia!”, da EM Professora Maria Arlete Angeleli.
Em Campinas, serão apoiados os projetos “Aprendendo a escolher: alimentos e movimentos”, da EMEF Edson Luis Chaves; “Plantando educação, colhendo vida saudável”, da Escola Estadual Proferssora Rosina Frazatto dos Santos; e “Entre movimentos e experimentos: formação de hábitos saudáveis”, da EEI/EJA Dr. João Alves dos Santos.
Os projetos contemplados no município de Bragança Paulista são: “Recreio feliz começa com alimentação saudável”, da EMR Eugênia de Souza Camargo; “Plantar ideias, cultivar atitudes e movimentar o futuro”, da EM Desembargador Prof. Dr. Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira; e “Alimentando-se e movimentando-se para ter saúde”, da EM Prof. Luiz Gonzaga Fernandes.
Em Contagem, receberão suporte técnico e financeiro os projetos “Desvendando novos hábitos”, da EM Vasco Pinto da Fonseca; “Hábitos saudáveis para uma vida ativa”, EM Profa. Lígia Magalhães; “Saudável Mundo Novo: recriando hábitos”, da EM Dona Cordelina Silveira Mattos; “Brincar e comer: uma mistura saudável”, da EM Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva; e “Saúde e alimentação – Atitude e ação”, da EM Prof. Hilton Rocha.
No município de Ipojuca, serão apoiados os projetos “Alunos Multiplicadores de Vida Saudável”, da EM Padre Pedro de Souza Leão; “Brinquedos e brincadeiras e alimentação saudável”, da EM Santo Cristo; “Vida ativa, alimente a vida!”, da EM Santos Cosme e Damião; e “Geração de Vida Ativa e Alimentação Saudável”, da EM Santa Inês.
E, finalmente, no município de Cabo de Santo Agostinho, terão apoio os projetos “Meu corpo mais feliz”, da EM Nossa Sra. de Fátima; e “Armínio Guilherme: comendo bem e vivendo melhor”, da Escola Municipal Armínio Guilherme dos Santos.