Um veículo elétrico pode ir de São Paulo ao Rio de Janeiro? Pode. Em parceria com a EDP – Energias de Portugal e a rede Ipiranga, a BMW criou o que considera ser o maior corredor elétrico da América Latina, entre as duas cidades. São seis estações de recarga em 430 km da rodovia Presidente Dutra, localizadas nos seguintes postos da rede Ipiranga: Posto Nacional Piraí (RJ), Posto Mamão Piraí (RJ), Estrela da Dutra Queluz (SP), Clube dos 500 Guaratinguetá (SP), Posto GAP São José dos Campos (SP) e AM/PM Estação Guararema (SP). A distância máxima entre cada um é de 122 km.
Antes um veículo elétrico não poderia viajar entre Rio de Janeiro e São Paulo sem que acabasse sua autonomia, devido à falta de postos de recarga entre as duas capitais. Cerca de R$ 1 milhão foi investido para a construção das seis estações. O alto valor, de acordo com o presidente da BMW, Helder Boavida, deve-se à infraestrutura criada na implantação, pois os postos de combustível não estavam preparados para isso.
Para inaugurar o corredor elétrico, os presidentes da BMW e da EDP viajaram nesta quarta-feira (18) a bordo do BMW i3 da capital carioca para a capital paulista. A viagem durou quase 6h30, com paradas de no máximo uma hora. Segundo eles, em 25 minutos foi possível carregar 80% da bateria do carro, ou seja, acrescentar 150 km de autonomia.
No posto é possível que apenas dois veículos carreguem ao mesmo tempo, o que ainda é pouco comparado à quantidade de bombas para abastecimento de combustível. Além disso, as duas saídas de carga são AD e DC, com três tipos de pinos diferentes: padrão europeu, americano e outro convencional. Ou seja, são universais e servem para todos os veículos híbridos e elétricos, não só os da BMW.
Outra boa notícia é que, enquanto não há definição dos preços para recarga de veículos elétricos no Brasil, pelo menos nos próximos seis meses a operação será gratuita nessas seis estações. Mas espera-se que o preço seja bem abaixo do que é pago nos combustíveis atualmente. “Uma viagem como a que fizemos hoje custaria cerca de um quarto do que custa para um carro a combustão”, afirma Helder Boavida.
Mas e o Rota 2030? A redução do IPI deverá fazer diferença para a montadora, afinal todos os carros da BMW pagam 25% do imposto. O programa anunciado dia 5 prevê o máximo de 20%. Essa queda, porém, pode não refletir no valor dos carros, já que o preço não depende só do IPI. De acordo com o presidente da empresa, a valorização do euro é um dos principais fatores de encarecimento. Portanto, por enquanto, melhor não depositar tantas expectativas na redução de preços dos veículos elétricos importados.