Ilhabela (SP) – Uma prova de percurso com 17 milhas exigiu esforço das tripulações ao longo do Canal de São Sebastião, desde a Siriúba até o Curral, em ida e volta. Mesmo quando o vento sudoeste diminuiu de intensidade, o Caiçara UV.Line manteve a dianteira para ampliar a vantagem na Semana de Vela de Ilhabela (SVI) e no Campeonato Brasileiro da Classe C30, que será concluído nesta sexta-feira (27), um dia antes do encerramento da SVI.
A regata durou três horas e meia e teve o vento variando de intensidade, 6 a 12 nós, e de direção, sul para sudoeste. Loyal Red Nose largou escapado, já estava à frente da linha antes do tiro de partida, e teve de retornar para largar novamente, o que prejudicou sua regata. Caballo Loco e Zeus Team travaram duelo acirrado pela segunda colocação e Kaikias mostrou evolução dos tripulantes estreantes na classe. Barracuda e eCycle +Realizado tiveram mais dificuldades no percurso.
Na busca pelo líder da regata, os esforçados tripulantes do Caballo Loco andaram na sombra do Caiçara UV.Line. “Só perdemos a segunda posição na boia de contravento (Farol 4, ao sul do canal). Depois de contornarmos a marca, fomos para o meio do canal, onde o vento e a correnteza nos ajudaram”, relatou o comandante do Caballo Loco, mauro Dottori.
Com a queda do vento, os barcos se dividiram entre, velejar mais rente a Ilhabela ou manter o rumo pelo centro do canal no retorno à Vila, em popa. “Marcamos o Zeus o tempo todo, jibe após jibe (manobrar o barco mudando a vela balão de posição). Fomos assim até a chegada. Exaltou Dottori, que ainda comentou sobre o líder. “O Caiçara é outra história. Parece que estão com pó de pirlimpimpim”.
A tripulação do Kaikias, novata na C30, mas experiente em outras classes, comemorou o quarto lugar na regata e na classificação parcial. “É apenas nossa quarta prova e estamos começando a acertar as regulagens. O legal da C30 é que os barcos andam praticamente juntos”, elogiou o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, tripulante do Kaikias.
Semana de Vela de Ilhabela (4 regatas e 1 descarte)
1 – Caiçara (Marcos César): (4)+1+3+1 = 5 pontos perdidos
2 – Zeus Team (Inácio Vandresen): (5)+4+1+3 = 8 pp
3 – Loyal Red Nose (Marcelo Massa): 3+3+2+(6) = 8 pp
Campeonato Brasileiro C30 (5 regatas e 1 descarte)
1 – Caiçara UV.Line (Marcos Cesar): 1+1+1+(3)+1 = 4 pp
2 – Caballo Loco (mauro Dottori): 3+2+2+(6)+2 = 9 pp
3 – Zeus Team (Inácio Vandresen): 2+(5)+4+1+3 = 10 pp