Que tal um Honda Civic capaz de fazer um consumo médio de 24,4 km/l? Essa é uma realidade, mas apenas na Europa, onde o modelo acaba de ganhar um novo câmbio automático de nove marchas para as versões equipadas com motor diesel 1.6 i-DTEC de 122 cv a 4.000 rpm e 30,5 kgfm a 2.000 rpm.
Em termos de aceleração, o modelo vai de aos 100 km/h, segundo a montadora, em 11 segundos. E a velocidade máxima é de 200 km/h. O novo conjunto garante ainda uma emissão de poluentes de apenas 108 g/km de CO2 no sedã e de 109 g/km no hatch. Médias menores do que antes.
Além de estar disponível para todas as carrocerias, sedãs de quatro portas e hatchback de cinco portas, esta é a primeira vez que uma combinação de um propulsor a diesel e uma caixa automática estará disponível em um Civic.
O novo sistema conta com uma transmissão que é capaz de pular as marchas para uma resposta rápida, por exemplo, mudando diretamente da 9ª para a 5ª marcha ou da 7ª para a 4ª marcha, além de marchas para uma e duas marchas.
Já o turbocompressor foi revisado e apresenta um design de bocal variável altamente eficiente e velocidade de rotação precisamente controlada por componentes eletrônicos, minimizando o atraso do turbo e fornecendo uma combinação ideal de tração de baixa a média faixa e desempenho de alta velocidade.
A perda de energia do sistema é menor do que no i-DTEC anterior, graças a um novo design do compressor. Todas essas atualizações contribuem para uma melhoria no consumo de combustível em comparação com a unidade anterior.