Para reduzir os custos mensais com o carro, muitas pessoas têm optado por instalar um rastreador, seja para reduzir o valor seguro ou mesmo abrir mão por completo de uma apólice. Mas será que vale a pena mesmo pagar pela instalação e a mensalidade de um rastreador em vez de contratar um seguro?
Na maioria das vezes não. A contratação de um seguro automotivo completo pretende dar coberturas para diversos imprevistos como furtos, roubos, acidentes e perdas totais. O rastreador, por sua vez, monitora o veículo 24 horas por dia através de sinais de satélites e tem a função de localizar o veículo em caso de roubo. Alguns desses equipamentos conseguem inclusive “bloquear” o automóvel nesse caso, interrompendo o funcionamento dos motores e pedais. Por isso, esse equipamento tende a reduzir as apólices, uma vez que as seguradoras têm uma chance bem maior de encontrar o veículos após um roubo.
No entanto, é preciso lembrar que existe não apenas o custo de instalação do rastreador, mas também o valor de uma mensalidade, que garante o serviço de monitoramento 24 horas por dia. Para os rastreadores da Ituran, por exemplo, o custo mensal do equipamento é de R$ 54,90, somado ao valor de R$ 299 na instalação. Ou seja, ter um carro com rastreador pode custar cerca R$ 960 por ano. Já os desconto nas apólices, na maioria das vezes, não chegam nem a R$ 400, no caso de carros populares. A instalção do rastreador condicionado ao seguro automotivo, pode, no entanto, ser mais interessante para reduzir as apólices de picapes, geralmente bem altas, devido à visibilidade de roubos e ao custo de manutenção.
No caso de carros mais caros, importados ou com valores acima de R$ 100 mil, há empresas que só aceitam o seguro atrelado à instalação do rastreador. É o caso do Jeep Compass. Esse tipo de plano é uma espécie de rastreamento com garantia: planos de proteção que contenham a fixação do aparelho e também concedam indenização de até 100% do valor do veículo, caso o carro não seja encontrado ou seja encontrado em situação de perda total (quando os orçamento para arrumar os danos do veículo cheguem a 75% do valor dele).
Veja os valores comparados abaixo para os 10 modelos mais vendidos do mercado:
1. Chevrolet Onix
Sem rastreador – R$ R$ 2.258
Com rastreador – R$ 2.142
Diferença: R$ 116
2. Hyundai HB20
Sem rastreador – R$ 3.855
Com rastreador – R$ 3.460
Diferença: R$ 395
3. Ford Ka
Sem rastreador – R$ 3.954
Com rastreador – R$ 3.626
Diferença: R$ 328
4. Volkswagen Polo
Sem rastreador – R$ 4.320
Com rastreador – R$ 3.904
Diferença: R$ 416
5. Volkswagen Gol
Sem rastreador – R$ 3.354
Com rastreador – R$ 2.986
Diferença: R$ 368
6. Fiat Strada
Sem rastreador – R$ 10.604
Com rastreador – R$ 9.379
Diferença: R$ 1.225
7. Chevrolet Prisma
Sem rastreador – R$ 2.978
Com rastreador – R$ 2.806
Diferença: R$ 21
8. Renault Kwid
Sem rastreador – R$ 1.873
Com rastreador – R$ 1.852
Diferença: R$ 21
9. Toyota Corolla
Sem rastreador – R$ 3.389
Com rastreador – R$ 3.309
Diferença: R$ 80
10. Jeep Compass
Sem rastreador – não há aceitação de seguro sem a existência de um rastreador nas seguradoras consultadas
Com rastreador – R$ 8.268
*Especialista consultado: Samuel Saucedo, da Limiar Corretora. Seguros cotados com base no perfil de um homem de 40 anos,casado, marador da zona sul de São Paulo, sem bônus e com franquia reduzida.