A Toyota registrou o desenho da quinta geração do RAV 4 no Brasil, como revelam as imagens publicadas nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Entretanto, o SUV médio derivado do Corolla ainda vai demorar a estrear por aqui — a previsão é de que chegue apenas no segundo semestre do ano que vem. No exterior, as vendas começam no fim deste ano, e a versão híbrida será lançada no início de 2019.
Feito sobre a nova plataforma modular TNGA da montadora japonesa, que também dá vida ao híbrido Prius e servirá à nova geração do sedã Corolla, o novo RAV4 será mais leve e contará com 57% a mais de rigidez em sua estrutura se comparado ao modelo vendido hoje no país. Um belo avanço. Além disso, as dimensões cresceram para deixar o modelo mais encorpado para a disputa com rivais como o novo Honda CR-V.
O visual é outro ponto marcante desta quinta geração, e ficou bastante parecido com o do conceito FT-AC, mostrado no fim de 2017. Há muitos vincos pela carroceria, demonstrando uma preocupação maior em transmitir robustez e esportividade. Já a mecânica vai na contramão da tendência de downsizing e combina um motor 2.5 a gasolina a um câmbio automático de oito marchas. Versões híbridas usarão uma caixa de variação contínua (CVT).
O SUV vem equipado com um motor 2.0 16V aspirado a gasolina, com quatro cilindros em linha, injeção eletrônica e capaz de gerar 145 cv a 6.200 e 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm. O gerenciamento é feito pelo câmbio CVT com simulação de sete marchas.
No Brasil, o RAV4 é vendido apenas com tração dianteira. A direção é sempre elétrica e a suspensão é do tipo McPherson na dianteira com braços duplos triangulares na traseira. Enquanto a nova geração não chega por aqui, o atual modelo segue à venda nas versões 2.0 CVT de (R$ 129.990) e Top (R$ 144.990). A Toyota inclusive não comenta futuros lançamentos e informou apenas que o modelo atual segue em oferta.