São Paulo (SP) – O projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta ao município de Campo Verde, no Mato Grosso. Contando com o patrocínio da Bayer Crop Science, por meio de Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, será realizado o segundo encontro do ano na terça (18) e quarta-feira (19). O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.
Ao longo do ano, serão formados 60 profissionais, sendo 40 professores da rede pública e 20 gestores escolares. Na terça-feira, das 7h às 17h, os professores terão como conteúdo “Ferramentas Didáticas e Sistema Protege”. No dia seguinte, das 7h às 11h, os gestores trabalharão a temática “Pilares da Escola Ativa”.
“Neste encontro, a expectativa é apresentar os pilares da Escola Ativa para os gestores escolares e dar início às discussões sobre como transformar os espaços escolares de forma significativa. O projeto é importante para trazer possibilidades de ‘movimento’, por meio de reflexões e discussões que conversam com a realidade do município e contribuem para a formação do aluno”, afirma Natalia Santos, subcoordenadora do IEE. Ela e Jefferson Gomes estarão à frente da formação em Campo Verde.
Sonia Ferrareze, diretora do Centro Educacional Paulo Freire e participante do primeiro módulo da formação expôs o que achou do projeto. “Hoje fomos agraciados pela Formação de Professores das Redes Públicas pela equipe do IEE com o parceiro financiador Bayer. Os formadores trabalharam conosco a questão do movimento e foi muito gratificante porque nos fez repensar as nossas práticas enquanto escola, que se preocupa com tantas coisas como a aprendizagem, conteúdos e avanços tecnológicos e acabamos nos esquecendo do movimento, ou seja de olhar para as crianças e ver que elas são movimento. Nos esquecemos que o movimento tem que estar inserido nas práticas pedagógicas para que a aprendizagem ocorra de forma mais significativa”.
Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sexto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
Neste ano, o projeto atua em 12 cidades de cinco estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.
Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública –Campo Verde (MT)
Datas: Terça (18) e quarta-feira (19)
Horário: 7h às 17h (terça-feira) e das 7h às 11h (quarta-feira)
Local: avenida Airton Senna, 1201
Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores.
Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Votorantim Energia, Bayer Crop Science, Cielo, Ultra, Motorola, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Deutsche Bank, Johnson&Johnson, SEMP TCL, Bank Of America, Quantic, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Bloomberg, Xerox e Mentos.
Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai