Objetividade e foco. Atributos que Adriana Celestino de Souza Camargo mantém desde os tempos universitários. Formada em Química na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Qualidade Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Adriana ingressou no mercado de trabalho como analista de Laboratório em uma indústria, mas desde os primeiros dias de experiência estava determinada a alcançar um posto de liderança.
Em janeiro de 2019, Adriana Celestino, de 45 anos, se tornou a primeira empregada a assumir a liderança de uma fábrica da Votorantim Cimentos no país. Ela é a nova gerente da unidade de Corumbá (MS), uma das mais tradicionais da empresa no Centro-Oeste, que opera desde a década de 1950 e emprega 230 empregados diretos e indiretos.
Para chegar ao mais alto cargo na fábrica, Adriana Celestino percorreu um longo caminho. E no setor industrial, ainda dominado pelo sexo masculino, conseguir uma promoção exigiu de Adriana não só objetividade e foco, como também dedicação e coragem para mudar de ares e arriscar-se em novas empreitadas para atingir sua meta.
“Quando comecei minha carreira, evoluí de analista de laboratório para chefe de Produção, mas percebi que este era o posto máximo que alcançaria. Decidi então procurar novas oportunidades e soube de uma seleção para uma vaga de coordenadora de Produção em outra indústria. Quando soube na entrevista que era a Votorantim Cimentos, topei o desafio de recomeçar porque senti que teria mais possibilidades de crescimento”, disse Adriana, que ingressou na empresa em 2008.
Adriana começou a trabalhar na Votorantim Cimentos como coordenadora de Produção, cargo que exerceu até 2012, em São Paulo (SP). Depois, mudou-se para o Distrito Federal, onde trabalhou na unidade de Sobradinho (DF) como coordenadora de Produção de Argamassas e Cimentos e coordenadora nas áreas de Produção e Meio Ambiente. Em seguida, assumiu a operação, no município de Cajamar (SP), como gerente de fábrica de argamassas e, por último, a posição de gerente do Complexo Metropolitano, que agrupa, além da unidade de Cajamar, a unidade de Barueri (SP). No final de 2018, foi convidada para ocupar a vaga de gerente da fábrica de cimentos em Corumbá (MS).
Valorização da diversidade – Quando relembra a trajetória que percorreu até chegar à gerência em Corumbá, Adriana comenta com entusiasmo os projetos que realizou e que projetaram sua imagem positivamente dentro da empresa. Ela foi responsável por alavancar a capacidade produtiva da planta de argamassas de Sobradinho e de Cajamar, além de estar à frente da implementação do Complexo Metropolitano de Argamassas, entre outras iniciativas.
Para Adriana, tão fundamental quanto ter o desenvolvimento de carreira como uma das prioridades de vida é trabalhar em um ambiente que apoia e incentiva o crescimento do profissional, independente de sua cor, raça ou sexo. “Desde o dia que entrei na companhia, sempre estive envolvida em atividades de destaque e com interface com várias áreas. Também obtive conhecimentos de áreas que até então não tinha experiência, como estratégia comercial e marketing, o que acredito que não conseguiria com tanta facilidade em outra empresa”, afirma.
A gerente da fábrica de Corumbá também ressalta que o bom clima organizacional faz a diferença para o desenvolvimento profissional. “Estou muito feliz por ter assumido a gerência da Votorantim Cimentos de Corumbá. Fui muito bem recebida pela equipe e o que quero agora é construir um legado sólido. Os empregados têm uma relação de longo prazo com a fábrica e o meu maior desafio é melhorar cada vez mais o desempenho da unidade, posicionando-a entre as mais produtivas da companhia”, acrescentou Adriana.