Estudantes das escolas estaduais José Maria Hugo Rodrigues, Riachuelo, Advogado Demosthenes Martins e da escola municipal Ione Catarina Gianotto Igydio foram os primeiros a prestigiar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Atentos à solenidade de abertura, que aconteceu nesta quarta-feira (21), no Teatro Aracy Balabanian, os estudantes disseram em coro que esperam durante a Semana aprender mais e ver na prática os debates de sala de aula.
Da escola estadual José Maria Hugo Rodrigues, a estudante Rhaíssa Pereira, de 15 anos, conta que participou neste ano da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec) e está empolgada para aprender mais na SNCT. “Pretendo conhecer novas ideias e acredito que tudo que eu vir aqui vai me ajudar na sala de aula”, disse.
De mesma opinião, a estudante da escola estadual Riachuelo, Sara Rezende Batista, de 16 anos, disse que o aprendizado que irá adquirir na SNTC vai ajudá-la a ampliar seu conhecimento. “Quero ver algo que me impressione. Acredito que verei muitas coisas que vão me ajudar no conhecimento teórico que já tenho. Quero ver na prática o que vemos em sala de aula”, argumentou.
E é essa curiosidade, essa sensação de saber, que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pretende trazer aos visitantes. Aproximando ciência e tecnologia da população, a SNTC promove diversos eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação cientifica. Em Mato Grosso do Sul são 31 municípios envolvidos, 207 instituições e 1365 atividades que serão apresentadas.
O governado do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), enfatizou a importância da realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e como a produção cientifica é fundamental neste momento de crise política e econômica. “Nada vamos conseguir se realmente não investirmos em ciência, tecnologia e inovação. Esse é o caminho para todos da sociedade e dos governos para superarem os grandes desafios. Pela primeira vez em 15 anos não teremos crescimento, isso mostra uma retração da economia nacional e impõe a todos sermos mais eficientes na busca da tecnologia, da inovação, da melhoria das entregas em favor das pessoas. Melhorar o desempenho dos governos, e principalmente, usar isso, a mente das pessoas, os estudantes, com a criatividade que têm, para superarmos os desafios. Não tenho dúvida que teremos uma semana proveitosa”, afirmou.
Para o secretário da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Néri, a SNTC é um momento significativo do ponto de vista nacional e estadual para estimular o fomento da ciência e tecnologia. “A semana é emuladora deste sentimento de inovação, de empreendedorismo, de criatividade, de busca de novas referências neste mundo globalizado. O estado precisa ser catalisador disso. E sem dúvida nenhuma, o sentimento e a criatividade destes jovens estimulados vão fazer com que se adquiram muitos resultados positivos para o cotidiano das pessoas. A gente tem que saber que esses experimentos vão impactar no cotidiano das pessoas, seja no ponto de vista da sustentabilidade, seja na questão da saúde, na educação”, afirmou.
Representando o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Charles Narloch, pontuou que é extremamente importante o trabalho que está sendo desenvolvido em Mato Grosso do Sul. “O estado conseguiu aumentar significativamente a sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Maior número de municípios envolvidos e de atividades inscritas. E a gente espera que seja cada vez mais, que a percepção da ciência pelas pessoas seja cada vez mais sentida pela população em geral, e não apenas pelos estudantes”, afirmou.
Participaram da abertura representantes das Secretaria de Estado da Produção e do Turismo-Geral (Sepaf), Secretaria de Estado de Educação (SED), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Embrapa Gado de Corte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade católica Dom Bosco (USDB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Serviço
As visitas ao espaço de exposição e atividades por grupos de alunos acontecem das 7h30 às 17h30 e podem ser agendadas com a superintendência de Ciência e Tecnologia pelos telefones 3316-9165, 3316-9164 ou por e-mail (snctms@sectei.ms.gov.br). A entrada é gratuita.