As emoções do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski começam neste sábado na Represa de Furnas, em Boa Esperança. As disputas da primeira etapa prosseguem no domingo e reunirão os melhores pilotos do país e convidados internacionais. Um grande público de toda região é esperado para os dois dias de competições na cidade do Sul de Minas Gerais, que recebe pelo 18º ano consecutivo uma etapa da mais importante competição da modalidade no país.
Além do título nacional, também estão em jogo vagas para o Campeonato Mundial, que será realizado de 3 a 11 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA). A definição dos qualificados acontecerá ao término de todas as etapas programadas no Brasileiro até o início do Mundial.
A movimentação da etapa de abertura do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski nos dois dias começará às 11 horas. O público terá toda a infra-estrutura necessária, com arquibancadas, área de alimentação, banheiros. Também foram instaladas secretaria e área de boxes.
A expectativa fica para a disputa da Runabout Turbo GP, considerada a Fórmula 1 da modalidade. Participam pilotos experientes, que competem com o que existe de mais avançado em termos de equipamentos. As baterias costumam ser muito equilibradas, com a definição do vencedor praticamente na reta final.
Os irmãos paulistanos Umberto e Valdir Brito Júnior são dois sérios concorrentes para brigar pelo título da temporada. Júnior foi o vice-campeão em 2014, seguido por seu irmão Umberto. O título ficou com o paranaense radicado no Paraguai, Valdir Scremin, que não competirá em Boa Esperança.
Ambos estarão competindo com novo equipamento e prometem brigar pela primeira posição desde a largada. No ano passado, Júnior foi campeão brasileiro na Runabout Turbo Stock, ficou em terceiro na Super Course Turbo Stock e quarto na Runabout Turbo Limited. Umberto terminou com o título na Super Course Turbo Stock, vice na Super Course Turbo GP e Runabout Turbo Limited e terceiro na Runabout Turbo Stock.
O boliviano Antonio Claros, de Santa Cruz de La Sierra, que não competiu na temporada passada, soma oito títulos brasileiros no currículo, sendo dois na Runabout Turbo GP, em 2011 e 2013. É um piloto de alto nível técnico e com um equipamento de ponta. É sério candidato a conquistar títulos nesse Brasileiro. Em 2013 também foi campeão na Runabout Turbo Limited e Super Course Turbo Limited e vice na Super Course Turbo GP. Claros já participou de várias edições do Campeonato Mundial, disputado anualmente nos Estados Unidos.
O uruguaio Fabian Teliz, de Montevidéu também tem várias conquistas no Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Foi tricampeão na categoria Runabout 800 Stock, de 2008 a 2010. Em 2011 terminou a temporada com o título na Runabout Aspirado Stock e vice-campeão na Runabout Turbo GP, atrás de Antonio Claros. Seu último título brasileiro foi conquistado em 2012, na Runabout Turbo Stock. Para essa temporada, sua expectativa é de uma boa performance e voltar a brigar por títulos.
O catarinense Ibanez Zanette, de Criciúma, estreará na categoria e está otimista, pois competirá com equipamento novo, que apresentou bom desempenho nos treinamentos. No ano passado, Zanette foi campeão sul-americano em duas categorias. No Brasileiro foi vice-campeão na Super Course Turbo Stock.
O gaúcho Israel Pereira, de Guaíba, é outro nome forte que estará participando da abertura do 28º Campeonato Brasileiro de Jet Ski, na categoria Runabout Turbo GP. É um piloto que tem ritmo forte nas baterias e na temporada passada foi campeão na Super Course Turbo GP e agora também tentará o bi.
A primeira etapa do 28º CAMPEONATO BRASILEIRO DE JET SKI GRAND PRIX 2015 é uma realização da BJSA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JET SKI, com homologação da IJSBA – INTERNATIONAL JET SPPORTS BOATING ASSOCIATION. Produção – CPM7 FULL PROMOTION. Patrocínio – GOVERNO DE MINAS GERAIS. Apoio Cultural: PREFEITURA DE BOA ESPERANÇA E CÂMARA MUNICIPAL. Apoio oficial: SPETO IMPORT, YAMAHA DO BRASIL, 51 ICE, NATURAL RACING, FLY X, GLOBOJET, RADICAL PEÇAS, Site BOMBARCO, REVISTA BOAT SHOPPING, www.photojetski.com.br, FULLPOWER ENERGY, TOALHAS SÃO CARLOS, COPTERCAM, CASARINI, PROLIFE EMERGÊNCIA MÉDICA, SAFE WAVE e LogiGO. O evento conta com a supervisão da MARINHA DO BRASIL e CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, além da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e Guarda Municipal de Boa Esperança.
Maiores informações no site www.bjsa.com.br e www.photojetski.com.br