A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) participa na próxima segunda-feira, dia 06, do movimento #RuaEmAção, promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos. A ação vai acontecer das 15h às 20h, na Rua Oclécio Barbosa Martins, 259, Vila Progresso e conta com a parceria de órgãos estaduais, municipais e privados na oferta de alguns serviços direcionados à população de rua e moradores da região.
Durante o #RuaEmAção, serão disponibilizados serviços sociais, cadastro da Bolsa-Família, expedições de RG e Carteira de Trabalho, serviço de atendimento odontológico, clínica geral, cortes de cabelo, manicure e testes de HIV, hepatite e DST; a Base Aérea de Campo Grande (BACG) vai encaminhar um médico e dois dentistas, e a Secretaria de Assistência Social do Município (SAS) realizará abordagem social, ao passo que a Secretaria de Saúde do Município (SESAU) montará consultório na rua. O Rotary Clube e a TV Morena, que realizam campanha do agasalho, entregarão 300 peças, e a ACICG fornecerá lanches.
O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central e diretor da ACICG, Adelaido Luiz Spinosa Vila convida os empresários a participarem da ação. “É importante que os empresários se envolvam, especialmente pelo aspecto humano que essa ação traz. Distribuiremos lanches contribuindo com a alimentação às pessoas que forem receber atendimento. Esse é o projeto piloto do #RuaEmAção, no qual estamos participando como voluntários. A intenção é estender essa ideia para outros bairros, incluindo a região central da cidade”, informa Adelaido.
De acordo com o diretor existem aproximadamente 300 empresas no entorno da primeira região que receberá o projeto. “Estamos demonstrando nossa preocupação acima de tudo com uma sociedade que tem se mostrado doente, e enquanto permanecer assim, nada vai funcionar bem, inclusive o comércio. Além de contribuir com empregabilidade, nós empresários queremos fazer o resgate dessas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade”, afirma.
Durante a última reunião de preparação para o evento, a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos ressaltou a importância da participação de todos os órgãos presentes para que o evento seja realizado com sucesso e que, desta forma, a população em situação de rua receba atendimentos na área pedagógica, de acolhimento, com palestras educativas sobre cidadania, redução de danos, orientação para documentação e demais auxílios sociais.