A Polícia Militar do Estado do Paraná divulgou na tarde desta segunda-feira (31/10), a informação de que policiais da corporação, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, foram acionados para atender a um grave acidente na Rodovia BR-323, nas proximidades do município de Cafezal do Sul, a 586 km de distância de Curitiba, capital do Estado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o acidente aconteceu na manhã de hoje, 05h45min (horário de Brasília), e envolveu um ônibus de viagem e um caminhão. Os dois veículos trafegavam em direções opostas e colidiram de frente, tendo o impacto sido violento.
Equipes de emergência, Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e rapidamente enviaram viaturas para o local. Por causa do acidente, um trecho da rodovia teve que ser interditado.
Ao todo, 20 pessoas morreram no acidente e outras 10 ficaram feridas, sendo cinco em estado grave. As causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas elas serão devidamente apuradas pelas autoridades policiais competentes.
Os feridos foram socorridos e encaminhados a hospitais da região. Já os corpos das vítimas fatais foram resgatados e levados para o Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados todos os exames de praxe.
A Secretaria Municipal de Transporte informou que o ônibus saiu do município de Altônia transportando pacientes que iriam passar por tratamento de catarata em um hospital de Umuarama.
O impacto entre os dois veículos fez com que o ônibus fosse arrastado por vários metros, tendo o mesmo se incendiado e as pessoas sido queimadas vivas.
A Prefeitura de Altônia decretou luto oficial por três dias em decorrência do acidente, e por essa razão não haverá expediente nos órgãos municipais nesse período, com exceção dos serviços essenciais.
O Ginásio de Esporte dos municípios foi disponibilizado para os familiares das vítimas fazerem os respectivos velórios. A liberação dos corpos, no entanto, deve demorar alguns dias, em razão da quantidade de vítimas e dos exames que precisam ser realizados.
Alguns corpos não puderam ser identificados e deverão passar por exames de DNA. O resultado deve ficar pronto somente em 30 dias.
Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Cemil em Umuarama, e até o momento o estabelecimento de saúde não divulgou informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Abaixo os nomes das vítimas fatais:
– Alcides Rosa
– Alzira Domingues Boiani Clementino
– Antônio Camilo Trentin
– Antônio Itikawa
– Aparecida de Alexandre Silva
– Arlindo Carraro
– Cezina Lorenconi Rossi
– Ernesto Pingoello
– Florinda Ramos dos Santos
– Leonor Sanches Gazola
– Maria Fernandes de Paula
– Norival Rosa
– Virgílina Tenório Martins
– Iolanda Clementino
– Geni dos Santos
– Elza Alencar Bezerra
– Maurício Alencar Bezerra
– Amabile da Silva Lima
– Audina Carraro
– Sérgio Scravanato (motorista do caminhão)
Abaixo os nomes das vítimas que ficaram feridas no acidente:
– Laudecir de Paula
– Itamar Maraston de Mattos
– Rosa Aparecida Arques
– Rosilene Geralda dos Santos
– Antônio Garcia de Mattos
– José Maria Freitas Soares
– Claudete Brasilino Tenório Martins
– Maria Moura Barbosa Arques
– Laisa Maura dos Santos
– Bruno Teixeira Ferrarini (motorista do ônibus)
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/PR