A Polícia Militar do Estado do Paraná divulgou na manhã desta segunda-feira (15/01), a informação de que policiais da corporação, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, foram acionados para atender a um grave acidente no município de Sarandi, a 420 km de distância de Curitiba, capital do Estado.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), o acidente aconteceu na noite deste domingo (14/01), por volta das 21h45min (horário de Brasília), na passagem de nível da Rua José Munhoz, Região Central da cidade, e envolveu um trem e um carro de passeio, que foi arrastado pelo locomotiva.
Testemunhas disseram que o acidente aconteceu próximo à Praça da Juventude, tendo o motorista do carro desrespeitado a sinalização existente, atravessando a linha férrea mesmo sabendo da chegada do trem.
No local onde ocorreu o acidente não existe cancela para interromper o tráfego de veículos e pedestres quando o trem está para passar.
O maquinista da composição disse que a colisão foi inevitável, tendo o carro sido arrastado por vários metros de distância, até parar totalmente. Os ocupantes do carro ficaram presos as ferragens e ficaram levemente feridos.
Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e rapidamente chegaram ao local.
Os bombeiros tiveram que retirar o teto do carro para socorrer as vítimas, que foram resgatadas e encaminhadas para hospitais de Maringá e Sarandi. Todos os feridos passam bem e não correm risco de morte.
A equipe de reportagem entrou em contrato com a Prefeitura de Sarandi e com a Empresa Rumo/ALL, responsável pela manutenção da linha férrea.
Em nota, a prefeitura disse que “vem cobrando da Empresa Rumo/ALL ações no que se refere a limpeza dos trechos e na segurança na passagem de nível”, mas que ainda não obteve resposta.
A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente, mas ainda não tem prazo para a conclusão do inquérito.
A Empresa Rumo/ALL divulgou um comunicado oficial sobre o acidente na tarde de hoje. Abaixo a íntegra da nota:
Nota da Empresa Rumo
“A Rumo informa que um veículo com três passageiros foi atingido por um trem em uma passagem em nível, em Sarandi (Norte do Paraná), neste domingo (14), por volta das 21h30. O veículo permaneceu sobre os trilhos no momento da passagem da composição, que transitava com 80 vagões no sentido Curitiba-Maringá. Os três ocupantes tiveram de ser encaminhados para socorro médico. As causas do acidente vêm sendo devidamente apuradas. A Concessionária reforça o alerta de que, antes de cada passagem em nível, é necessário parar, olhar e escutar a sinalização visual e a sonora. Quando o trem se aproxima, deve-se aguardar a passagem completa da composição antes da travessia, uma vez que os trens têm a preferência no trânsito e não podem ser parados repentinamente. Na região de Sarandi e Maringá, houve redução no número de acidentes ferroviários. Foram registrados dois acidentes em 2016, com queda de 80% ante os registros de 2015”.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/PR
*Reportagem atualizada às 19h05min (horário de MS) para acréscimo de informações