Acidente no Rali Dacar 2016 deixa pelo menos 8 pessoas feridas na Argentina

Um dos espectadores atingidos pelo carro da equipe chinesa no Rali Dacar 2016, na Argentina, é socorrido e encaminhado a um hospital – Foto: Franck Fife/AFP

Um dos espectadores atingidos pelo carro da equipe chinesa no Rali Dacar 2016, na Argentina, é socorrido e encaminhado a um hospital – Foto: Franck Fife/AFP

Um grave acidente automobilístico no Rali Dacar 2016 deste sábado (02/01) na Argentina deixou pelo menos oito pessoas. Todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas às pressas a um hospital da região.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências de notícias, o acidente aconteceu no 1º dia do Rali Dacar, ainda no prólogo, ou seja, na etapa que define a posição de largada dos competidores, nas imediações da cidade de Arrecifes, na província de Buenos Aires, capital do país.

Testemunhas disseram que a equipe chinesa, liderada pela piloto Guo Meiling, perdeu o controle do carro de nº 360, avançando sobre os espectadores, que não conseguiram deixar o local antes de serem atropelados.

Equipes de resgate foram enviadas para o local do acidente, tendo os organizadores do evento esportivo decidido cancelar o prólogo. Um funcionário que preferiu não se identificar, disse que a piloto Guo Meiling dirigia o carro em alta velocidade um Mini-Cooper, quando ao entrar em uma curva, perdeu o controle da direção, atingindo e atropelando os espectadores que estavam à beira da pista.

No local onde as vítimas estavam não havia qualquer tipo de proteção, e segundo os organizadores, elas não poderiam estar no local. Pelo menos quatro vítimas tiveram ferimentos considerados graves, e o estado de saúde delas é gravíssimo.

Segundo o piloto Luís José Di Palma, no local onde ocorreu o acidente não existe muro de proteção e nem funcionários para evitar que as pessoas se aproximassem.

“Justo onde aconteceu o acidente não havia proteção. Há quatro ou cinco pessoas em estado grave. Não quis me aproximar muito para não atrapalhar a operação de resgate”, disse Luís José Di Palma em entrevista ao programa argentino de televisão ‘Campeones’.

Já o piloto Augustín Canapino disse em entrevista coletiva concedida à imprensa, que no momento do acidente estava há cerca de 10 metros de distância, e que o evento ‘passou de uma festa a um inferno. Foi um pesadelo”.

Os organizadores e as autoridades locais enviaram para o local do acidente oito ambulâncias, tendo os paramédicos socorridos os feridos e, posteriormente, os levados para o Hospital Santa Francisca, em Arrecifes. Entre as vítimas há menores de idade.

O Rali Dacar 2016 tem 9 mil km de extensão, e pela primeira vez, desde que passou a ser disputada na América do Sul, não passará pelo Chile. A maior parte da prova será realizada na Argentina, mas ela também irá passar por várias cidades da Bolívia.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo