Campo Grande (MS) – Em 2016, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) pretende assentar mil famílias em Mato Grosso do Sul, disse o diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini, nesta quarta-feira (1º), durante a cerimônia de abertura do Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. O evento segue até amanhã (2) e está sendo promovido no auditório do hotel Âncora, saída para São Paulo.
De acordo com o dirigente da Agraer, neste ano já foram atendidas 180 famílias e a expectativa é aumentar ainda mais. Números esses que ultrapassam as 57 famílias atendidas durante todo o ano de 2014. “Até o final de 2015 nossa meta é chegar a 400 lotes, porque acreditamos no homem do campo e o objetivo para 2016 é chegarmos a mil famílias assentadas”, garantiu Felini.
O plano de trabalho da Agência demonstra compatibilidade com as propostas do Encontro Estadual de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, promovido pela Fettar (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariado Rural) e Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul). “Encontros como esses são essenciais para discutir bases, diretrizes da reforma agrária e termos conhecimento, principalmente, do que vem sendo desenvolvido no Estado acerca de políticas públicas que estão sendo implementadas em benefício da agricultura familiar”, disse o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alaíde Teles,
Crédito Fundiário
O Encontro organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em parceria com a Fettar e Fetagri, tem como finalidade debater desafios e propor soluções para os entraves relativos ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
A cerimônia de abertura contou com a participação de cerca de 80 pessoas entre autoridades e produtores ligados a agricultura familiar. Os dois dias de evento conta com debates e apresentações em torno de experiências de assentamentos e unidades produtivas do Crédito Fundiário de MS, além de balanço das ações do Incra referente aos principais programas destinados à implantação e desenvolvimento dos projetos de assentamentos (PA), entre outros apontamentos acerca da reforma agrária.
Entre as autoridades que participaram da mesa de honra, de hoje (1º), estava o presidente da Fettar/MS, Valdinir de Oliveira; o presidente da Fetagri/MS, José Martins; o superintendente do Incra/MS, Sidney Pereira; o deputado Estadual João Grandão; a delegada substituta do MDA/MS (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Adriana Mansano; a coordenadora da Unidade Técnica do Crédito Fundiário de MS e da Agraer, Tânia Regina Minussi e o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/MS), Yves Drosghic.