Segundo o balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação cresceu quase 10% no segundo trimestre de 2018. Tal expansão é reflexo do crescimento de nichos específicos, como os de alimentação saudável. De olho no potencial do mercado, as empresárias Ayla Quintella e Tathiana Gava, fundaram o Armazém Fit Store, loja que comercializa produtos para quem busca uma alimentação saudável ou possui restrições alimentares. A ideia de abrir um negócio no setor surgiu quando as empresárias – e amigas – sentiram falta de um local que vendesse produtos para uma alimentação mais equilibrada que pudessem auxiliar em seus problemas de saúde, como gastrite e déficit de vitamina no corpo. A primeira unidade foi inaugurada em 2017, em Colatina, no Espírito Santo e, atualmente, a marca já possui 60 unidades vendidas em todo o país.
Com mais de 1.200 itens, como os chamados superalimento, alimentos glúten free, lactose free, produtos a granel, além de exclusividades, como azeite de avocado e bebidas diferenciadas, como os shakes de proteína, a loja foi um sucesso logo nos primeiros meses após a sua inauguração. A boa performance chamou a atenção de investidores e a holding de franquias Grupo 10X, do empresário David Pinto, tornou-se sócia do empreendimento com a missão de expandir a marca. O Armazém Fit Store planeja encerrar este mês com 18 unidades em funcionamento, 50 em processo de abertura e expectativa de chegar a 100 franquias comercializadas até o final do ano. Cidades como Vitoria, Colatina, Fortaleza, Curitiba, Santo André, Taubaté e Manaus, estão entre as que possuem lojas da rede.
Planos de Expansão
Segundo os sócios da rede, o rápido processo de expansão acontece seguindo uma tendência natural de mercado. “Alimentação saudável é uma tendência mundial. A pessoas estão muito mais preocupadas com isso, substituindo produtos convencionais por outros mais saudáveis. Percebemos isso diariamente em nossas lojas, o que impacta diretamente em nosso crescimento, estamos animados pelo que está por vir e acreditamos que temos os diferenciais necessários para ser o nome mais lembrado no Brasil quando se fala em Alimentação Saudável”, afirma Lucas Quintella.
O Armazém Fit Store projeta faturar R$ 8 milhões em 2018. “Será um ano muito focado em inaugurações e com isso a expectativa é de um crescimento bastante ousado para 2019, quando projetamos faturar R$ 50 milhões.” Em 5 anos, a expectativa da rede é atingir 500 unidades, se consagrando como maior rede de franquias de seu segmento.